23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Garças

Gabriela Nemésio Nobre

Portugal
2020, 20'

Depois de uma dolorosa operação ao nariz, Gabriela vai com os pais passar as habituais e quentes férias de verão numa casa na montanha. Ainda em convalescença, aproveita para sentir o mimo familiar que a rodeia — até que chegam os amigos franceses dos pais.

Um ambiente familiar de férias, com preguiça à mistura, é contaminado por uma dolorosa operação ao nariz, que impede que o idílico da paisagem seja visto com conforto. Aliás, é em permanente desconforto que a protagonista se encontra, seja porque a entrada de ar no seu corpo está comprometida, seja porque os amigos franceses dos pais vêm ocupar o seu descanso. Um mal-à-l’aise necessário porque crescer é isso mesmo, estar permanentemente em confronto com o nosso corpo e com os nossos pais. Crescer é difícil quando uma sombra é difícil de encontrar. (Miguel Valverde)

Competição Nacional

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Mundial
TÍTULO ORIGINAL
Garças
DIÁLOGO
Francês / Português (PT)
ARGUMENTO
Gabriela Nemésio Nobre
ELENCO
Fernando Nobre, Luisa Nemésio
FOTOGRAFIA
Shuaizhi Li
SOM
Zhizi Hao
MONTAGEM
Can Köroğlu
PRODUTOR
Tyanita Gancheva

BIO

Gabriela é uma realizadora Portuguesa baseada em Londres. Os seus filmes tratam sobretudo temas relacionados com relações familiares no seu dia-a-dia e com a solidão em diferentes idades.

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO