23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Esquí

Manque La Banca

Argentina / Brasil
2021, 74'

Bariloche é uma meca na Patagónia, Argentina, para quem quer esquiar. Mas o olhar do filme está interessado em contrastar os turistas e argentinos felizes pela possibilidade de aproveitar as encostas brancas, e a população indígena que trabalha para que outros possam usufruir deste desporto de inverno. Há uma exclusão implícita e o filme habita essa dicotomia. 

Um documentário sobre esqui. Um filme de terror sobre monstros locais do lago e da neve (ou The Thing de John Carpenter recriado como coisa experimental). Um olhar sobre as pessoas que vêm à estância de esqui de Cerro Catedral. Um vídeo DIY sobre a construção de pranchas de esqui e restantes carpintarias. Uma sessão de fotografias de rabos peludos na neve. Um filme sobre a vinda do esqui para a cidade argentina de Bariloche. Slow-motion, cores, movimento e vídeos do Eurosport on acids. Tudo isto cabe na imaginação deslizante de Manque La Banca (T.R.A.P., IndieLisboa 2018) e na estrutura, brilhantemente heterogénea, de Esqui, a sua primeira longa-metragem. Obra de um impressionismo hipster impressionante, ou, simplesmente, uma forma refrescante de tomar a política nas próprias mãos. (Carlos Natálio)

Competição Internacional

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
Esquí
DIÁLOGO
Espanhol / Alemão
ARGUMENTO
Manque La Banca
ELENCO
José Alejandro Colin, Segundo Botti, Shaman Herrera, Fernando Gabriel Eduard, Axel Nahuel Villegas, Aixa Iara Snaidman, Antonio Snaidman, Bárbara Anguita, Matilde Apellaniz, Mane Medina
FOTOGRAFIA
Florencia Mamberti
SOM
Hernán Biasotti, César Borra
MONTAGEM
Manuel Embalse, Manque La Banca
PRODUTOR
Victoria Marotta, Jerónimo Quevedo, Franco Bacchiani
PRODUÇÃO
Un puma, Brasiliana

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO