23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Crock of Gold: A Few Rounds with Shane MacGowan

Julien Temple

Reino Unido / Estados Unidos
2020, 124'

Neste filme o holofote está sobre a figura de Shane MacGowan, o líder da banda punk irlandesa Pogues. MacGowan revelou-se um personagem difícil de entrevistar, segundo o realizador, mas isso abriu espaço para o filme retratar a sua irreverência e essência de forma inventiva e foliona, usando a montagem de imagens de arquivo e testemunhos de pessoas como a irmã, Siobhan, o pai, Maurice, e Gerry Adams, antigo líder do Sinn Féin.

Cerveja e cigarros, uísque e cigarros, folk irlandês e punk rock (e mais uísque, cerveja e mais cigarros). Shane McGowan, espalha-brasas autodestrutivo e poeta inspirado, performer contagiante, foi enquanto líder dos Pogues uma das grandes figuras a emergir do punk. Inventou-lhe um novo lugar, em que a sua energia e espírito contestatário foram transferidos para a linhagem mais vasta da poesia e música tradicional irlandesas. Realizado por Julien Temple, também ele formado no punk (foi apontando a câmara aos Sex Pistols que primeiro se notabilizou), Crock of Gold começa por ser, através da biografia de McGowan, uma história da Irlanda e do seu contexto perante a poderosa vizinha e antiga colonizadora, a Inglaterra, antes de se concentrar na épica e turbulenta ascensão do vocalista dos Pogues ao coração da cultura popular. Cruzando material de arquivo e sequências animadas, entrevistas com McGowan e conversas com diversas personagens (de Gerry Adams, antigo presidente do Sinn Féin, a Elvis Costello, de Nick Cave a Bobby Gillespie), Temple constrói um retrato amplo e justo. Recusando a condescendência da hagiografia e do moralismo, apresenta-nos um homem de génio indiscutível, fidelíssimo aos seus princípios. Um homem contraditório, à vez refém e carrasco dos seus demónios. O corpo pagará cruelmente, mas o espírito permanece teimosamente livre. (Mário Lopes)

IndieMusic

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
Crock of Gold: A Few Rounds with Shane MacGowan
DIÁLOGO
Inglês
ARGUMENTO
Julien Temple
ELENCO
Shane MacGowan, Siobhan MacGowan, Maurice MacGowan, Johnny Depp, Victoria Mary Clarke, Gerry Adams, Nick Cave, Paul David Hewson (Bono), Bobby Gillespie, Ann Scanlon
FOTOGRAFIA
Steve Organ
SOM
Ben Young
MONTAGEM
Caroline Richards
PRODUTOR
Johnny Depp, Stephen Deuters, Stephen Malit, Julien Temple

BIO

Julien Temple nasceu a 26 de Novembro de 1953 em Londres. Realizador e escritor, Temple é conhecido por Crock of Gold: A Few Rounds with Shane MacGowan (2020), Earth Girls Are Easy (1988) e Vigo: A Passion for Life (1998).

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO