Retrospectiva A Game with Stones Relógios e pedras numa sinfonia ao som de xilofone, numa animação stop motion a preto e branco. Jan Švankmajer Áustria 1965, 8'
Retrospectiva A Quiet Week in the House Há uma casa delapidada no campo que se tornou na obsessão de um homem que resolve lá passar uma semana, a tentar espreitar os vários recantos da casa e a forma surreal como se comportam os objetos que nela habitam. Jan Švankmajer Checoslováquia 1969, 13'
Retrospectiva Alice Adaptação das aventuras da Alice de Lewis Carroll que mistura realidade filmada com animação em stop motion, e o primeiro salto de Jan Švankmajer para a longa-metragem. A inspiração para o filme veio de querer retirar o material das teias do conto de fadas e trazer a Alice mais para o reino do sonho, sem o peso da moral e com a liberdade e a bizarria praticável no domínio da fantasia. Jan Švankmajer Suíça / Reino Unido / República Federal da Alemanha / Checoslováquia 1987, 84'
Retrospectiva Animated Self-Portraits (segment Svankmajer) Um desafio entre colegas: David Ehrlich, um realizador de animação, pede a outros (desde o Japão à Jugoslávia) que façam o seu próprio retrato com as ferramentas que utilizam e esta é a resposta de Jan Švankmajer.. Jan Švankmajer Checoslováquia 1989, 1'
Retrospectiva Athanor: The Alchemical Furnace Jan Švankmajer é o objeto deste documentário, que homenageia o seu trabalho cinematográfico e a sua mestria, com quem os realizadores passaram três anos a destilar pensamentos sobre tópicos como os seus fetiches ou a sua visão sobre a humanidade. É um filme a três mãos, que necessita de dois blocos estruturais da vida de Švankmajer: Jaromír Kallista, o seu produtor, e Eva Švankmajerová, a sua mulher e musa, que surge no filme pelas portas da memória, do sonho e do arquivo. Adam Ol'ha, Jan Daňhel Eslováquia / República Checa 2020, 117'
Retrospectiva Darkness-Light-Darkness Um corpo humano em reconstrução que tenta perceber onde pertence cada componente. Jan Švankmajer Checoslováquia 1989, 10'
Retrospectiva Dimensions of Dialogue Uma animação surrealista sobre as dificuldades inerentes à comunicação humana, em que corpos de barro se transmutam das mais incríveis maneiras. Jan Švankmajer Checoslováquia 1982, 11'
Retrospectiva Don Juan Don Juan visto através da lente de peças tradicionais checas. Neste filme, enormes marionetas representam a clássica história do libertino espanhol. Jan Švankmajer Checoslováquia 1970, 30'
Retrospectiva Down to the Cellar Todos os medos de uma menina apanham-na quando ela desce à cave. Jan Švankmajer Checoslováquia 1982, 14'
Retrospectiva Et cetera Figuras minimalistas fazem uma série de acrobacias fantásticas, como aprender a usar asas para voar. Jan Švankmajer Checoslováquia 1966, 8'
Retrospectiva Faust Claymation, marionetas, stop motion. Tudo elementos atirados como barro à parede surrealista para criar uma versão da história de Fausto e a sua dança com Lúcifer que junta elementos de Goethe e Christopher Marlowe, bem como algum folclore tradicional e ainda uma visita kafkiana a uma corte portuguesa. Jan Švankmajer República Checa / França / Reino Unido / Alemanha 1994, 90'
Retrospectiva Flora Uma criatura feita de frutas e vegetais perecíveis, decompondo-se tão perto de um copo de água regenerador. Jan Švankmajer Estados Unidos 1989, 0'
Retrospectiva Historia Naturae (Suita) Cada retrato de uma espécie animal — e há oito ao todo — é feita com diferentes métodos de animação, desenhos e imagens reais. Jan Švankmajer Checoslováquia 1967, 10'
Retrospectiva Hugh Cornwell: Another Kind of Love Jan Švankmajer faz o vídeo da canção “Another Kind of Love” de Hugh Cornwell. Uma música leve em contraste com a estética inquietante do realizador checo. Jan Švankmajer Reino Unido / República Federal da Alemanha / Checoslováquia 1988, 4'