23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Cidade; Campo

Juliana Rojas

Brasil / Alemanha / França
2024, 116'

É com um sentimento de estranheza e inquietação que o filme vai desenrolando as suas histórias sobre migrações em sentidos opostos, do campo para  a cidade (quando Joana se muda para São Paulo, perto da irmã Tania) e vice-versa (quando Flavia se muda com Mara para a casa abandonada do pai), com as vicissitudes que todas as mudanças trazem. Mas esta abre também a porta da memória e dos fantasmas que trazemos connosco, andemos por onde andarmos.

Apartadas por um ponto e vírgula, um sinal ortográfico que indica uma pausa maior do que uma vírgula mas não tão profunda como o ponto, CIDADE; CAMPO, de Juliana Rojas (de volta à Silvestre após o IndieLisboa 2017), nos apresenta duas narrativas de deslocamento e espaços em transformação. Joana teve que deixar o campo após sobreviver a um crime ambiental hediondo no interior de Minas Gerais e se muda para São Paulo na casa de sua irmã e neto que pouco conhecia. Já Flávia deixa a cidade com sua namorada para se deparar com a memória de um pai distante que acabou de morrer. A experiência destas mulheres que mergulham em universos distintos e paralelos, é narrada com a rigorosa encenação de Rojas e ao mesmo tempo um olhar afetuoso para suas vidas. Enquanto memórias e fantasmas se misturam ao concreto e à terra, uma fresta de amor teima em sobreviver. (Lucas Camargo de Barros)

Silvestre

SESSÕES

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
Cidade; Campo
ARGUMENTO
Juliana Rojas
ELENCO
Fernanda Vianna, Mirella Façanha, Bruna Linzmeyer, Kalleb Oliveira, Andrea Marquee, Preta Ferreira, Marcos de Andrade, Nilcéia Vicente
FOTOGRAFIA
Cris Lyra, Alice Andrade Drummond
SOM
Gabriela Cunha, Tales Manfrinato
MONTAGEM
Cristina Amaral
PRODUTOR
Sara Silveira, Maria Ionescu
PRODUÇÃO
Good Fortune Films, Dezenove Som e Imagens, Sutor Kolonko
VENDAS
The Open Reel ([email protected])

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO