23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Cabra Cega

Tomás Paula Marques

Portugal
2021, 16'

Uma investigação sobre vulnerabilidade e segurança, desafio e resistência, e figuras que ainda assombram as ruas da cidade.

Ambientada na sua quase totalidade à noite, esse território tanto de libertação como de opressão, a primeira curta metragem profissional de Tomás Paula Marques avança, com renovada audácia formal e narrativa, num outro território que o seu cinema conhece bem: o bullying e o preconceito. A proteção dos que nos são próximos, quer sejam família ou amigxs, perante o obscurantismo dos outros continua tão necessária quanto sempre. Haverá sempre quem resista, pastora ou realizadora. Cabra Cega é resistência, superação, e acima de tudo, cinema. (Ana David)

Competição Nacional

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Mundial
TÍTULO ORIGINAL
Cabra Cega
DIÁLOGO
Português (PT)
ARGUMENTO
Inês Pinheiro Torres, Tomás Paula Marques, Marcelo Tavares, Rodrigo Vaiapraia
ELENCO
Francisca Silva, Gaspar Menezes, Eluisa Muambi
FOTOGRAFIA
Manuel Pinho Braga
SOM
Marcelo Tavares
MONTAGEM
Clara Jost, Jorge Jácome
PRODUTOR
Tomás Paula Marques, Patricia Silva, Cristiana Forte

BIO

Tomás Paula Marques (Porto, 1994) é uma artista visual licenciada em Realização e Imagem pela Escola Superior de Teatro e Cinema e pós-graduada em Sociologia pelo ISCTE. A sua primeira curta-metragem Sem Armas estreou no IndieLisboa 2016 e o seu filme final de curso Em Caso de Fogo (2019) tem viajado internacionalmente, tendo ganho o Prémio Orona no Festival Internacional de San Sebastián. Actualmente, Paula Marques desenvolve um projecto de Mestrado na Elías Querejeta Zine Eskola.

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO