23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Beco do Imaginário

Romano Cassellis

Portugal
2020, 13'

Fábio percorre as ruas da Mouraria com a tensão de alguém que tem de resolver um problema que não tem solução. Ao tentar saldar uma dívida com um cliente, vêm ao de cima sentimentos proibidos e oprimidos. E os problemas adensam-se.

As escolhas que fazemos para nós, nem sempre são as mais acertadas. Nem as que queremos. O preconceito dos outros confunde-se com o nosso. Ou antes entrenha-se. É no cruzamento destes estados de vida aparentemente impossíveis que Fábio, um jovem adulto cuja forma de subsistência depende de pequenos negócios ilícitos, se vê forçado a tomar uma decisão que não queria tomar. Beco do Imaginário, primeira curta portuguesa do francês Romano Cassellis, é um filme de perspicaz controlo narrativo, e de decisões certas. (Ana David)

Competição Nacional

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Mundial
TÍTULO ORIGINAL
Beco do Imaginário
DIÁLOGO
Português (PT)
ARGUMENTO
Romano Cassellis
ELENCO
Paulo Pascoal, Tiago Costa
FOTOGRAFIA
Victor Neves Ferreira
MONTAGEM
Romano Cassellis, Kenza Meunier, Tiago Simões
PRODUTOR
Victor Neves Ferreira, Antoine Olla-Perioli, Pedro Cabeleira
PRODUÇÃO
VIDEOLOTION

BIO

Nascido em Roma, filho de pais franceses, Romano Cassellis cresceu em Nova Iorque e mais tarde Lisboa, onde acabou a escola secundária. Depois de um período em França, onde estudou edição de vídeo e cinema, trabalhou como editor, escreveu e realizou filmes amadores de escola, estabeleceu-se na Mouraria, um dos bairros mais antigos de Lisboa, que o inspirou a escrever o argumento da sua primeira curta-metragem portuguesa. Cassellis trabalha como tradutor e escreve novos projectos no seu tempo livre. 

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO