23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Atarrabi & Mikelats

Eugène Green

França / Bélgica
2020, 123'

A deusa Mari decide colocar o Diabo na posição de tutor dos seus filhos gémeos, os titulares Atarrabi e Mikelats. Quem melhor do que ele para os preparar para o mundo? Os irmãos crescem e tornam-se pessoas bem diferentes: Atarrabi, solene e curioso, sente o mundo lá fora a chamar por ele; já Mikelats prefere abraçar uma vida de diversão com os seus amigos demónios. Nesta versão modernizada de um mito basco, sinceridade e sátira andam de mãos dadas.

Era uma vez Atarrabi e Mikelats, dois irmãos gémeos, filhos da deusa Mari, e criados pelo Diabo. Esta lenda basca dá nome ao novo filme de Eugène Green, que nos convida a um episódio mitológico mas com um twist. Nesta versão de Green, o Diabo veste roupa fashion, tem um bar de cocktails na sua caverna e câmaras de vigilância para controlar os seus protegidos. Certo dia, um deles escolhe a luz, o outro escolhe a sombra. E do contraste dos seus destinos, observamos as suas aventuras de crescimento em paralelo. Podia ser um coming-of-age pagão, mas os corpos bressonianos de Atarrabi e Mikelats conduzem este conto moral para o lugar da ambivalência entre o bem e do mal. Humorístico e premonitório, Green compõe cenas absurdas e mágicas sobre rituais de amor, a procura pela salvação das almas, e em especial, a busca de uma sombra muito especial. (Inês Lima Torres)

Silvestre

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
Atarrabi & Mikelats
DIÁLOGO
Francês
ARGUMENTO
Eugène Green
ELENCO
Saia Hiriart, Lukas Hiriart, Ainara Leemans, Thierry Biscary, Pablo Lasa
FOTOGRAFIA
Raphaël O'Byrne
SOM
Jean Minondo
MONTAGEM
Laurence Larre
PRODUTOR
Julien Naveau
PRODUÇÃO
Noodles Production, Kafard Films, Les Films du Fleuve

BIO

Eugène Green nasceu em New York em 1947 e estabeleceu-se em França em 1969. Em 1977 criou a companhia de teatro Le Théâtre de la Sapience. Em 1999, realizou Every Night, e desde então que os seus filmes foram mostrados em festivais como Cannes, Berlim, Locarno e Londres, entre outros.

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO