01 MAIO — 11 MAIO 2025

01 MAIO — 11 MAIO 2025

All of Us Strangers

Andrew Haigh

Reino Unido / Estados Unidos
2023, 105'

Um filme que junta dois actores adorados pela Internet, Andrew Scott (Sherlock, Fleabag) e Paul Mescal (Normal People, Aftersun). Scott é Adam, um argumentista solitário que vive em Londres, e se apaixona pelo enigmático vizinho, o Harry de Mescal. Quando visita a sua casa de infância (para se inspirar para um próximo projecto), descobre que há uma versão fantasmagórica dos pais (Claire Foy e Jamie Bell) que se mantém ali. 

– Hey Miguel! Venho escrever-te sobre um daqueles filmes raros que aparece, dilacera, permanece em nós e consola: All of Us Strangers

Andrew Scott, Paul Mescal e Andrew Haigh, o trio magnético que é o alicerce do filme.
There’s vampires on my door… é assim que tudo começa.

– A mim é a música que me “mata”. Todas as referências musicais do filme fazem lembrar-me momentos específicos da minha adolescência. Lembra-me também as minhas cassettes áudio quantas vezes regravadas. E depois há a relação com os pais. A dificuldade do contar. A dificuldade de olhar para dentro dos seus olhos e ver espelhada a nossa realidade, mas que tem de ser expressa por nós para ser real. E os pais continuam lá, mesmo que sejam memórias. E o nosso coração fica cheio. E tu, o que sentiste?

– As canções são como hinos que fizeram resistir  Adam a uma juventude marginalizada, ou  terrivelmente intemporais como nos mostra Harry. Na música e no filme: A perda. A solidão. A ternura. A paixão. Sentimentos universais são a matriz desta história queer. E que remate explosivo! Dreams are like angels / They keep bad at bay /  Love is the light / Scaring darkness away
Demoro a escrever-te. Escrevo em fluxo de consciência. Apago. Tento ser cerebral na escrita e encadeamento de ideias. Mas não consigo falar deste filme com razão, só com emoção. Também aqui há uma certa magia. O Andrew Haigh teve a mestria de criar uma obra capaz de tocar tantas pessoas de uma forma tão íntima e profunda.
É no IndieLisboa a única  oportunidade para ver o ALL OF US STRANGERS no grande ecrã em Portugal (bizarro um filme destes não estrear por cá). Vamos?

– Claro que sim, vamos. Nunca nós podemos esquecer que os nossos direitos não estão adquiridos. É preciso todos os dias lembrá-los. E se o fizermos com alguém que está ao nosso lado para ouvir, nunca seremos estranhos mas seremos uma imensidão de pessoas estranhos entre si, mas com o mesmo coração. Se há um ponto a picar no IndieLisboa 2024, será a sessão absolutamente magestosa de All of Us Strangers.

(Alexandra Ferraz / Miguel Valverde)

Rizoma

SESSÕES

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL
All of Us Strangers
DIÁLOGO
Inglês
LEGENDAS
Português
ARGUMENTO
Andrew Haigh
ELENCO
Andrew Scott, Paul Mescal, Claire Foy, Jamie Bell
FOTOGRAFIA
Jamie Ramsay
MONTAGEM
Jonathan Alberts
PRODUTOR
Graham Broadbent, Peter Czernin, Sarah Harvey
VENDAS
NOS Lusomundo

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO