Smart7 é um projeco europeu que reúne 7 festivais de cinema da Europa. Anualmente cada festival selecciona um filme do país para integrar esta curadoria. E ao longo do ano, de Março a Setembro (quando ocorre o último festival parcerio) 7 filmes de 7 nacionalidades distintas integram a programação de cada um destes festivais.
A Smart7 surge enquanto projecto de circulação de cineastas emergentes nos 7 países que compõem em rede.
O primeiro festival parceiro a arrancar é o Kino Pavasaris em Vilnius (Lituânia), seguindo depois para o IndieLisboa IFF (Portugal), FILMADRID IFF (Espanha), Transilvania IFF (Roménia), BNP Paribas New Horizons IFF (Polónia), Reykjavik IFF (Islândia) e, terminando a digressão em Thessaloniki IFF (Grécia). No final é premiado o filme vencedor no último festival. O Júri é composto por estudantes universitários dos 7 países parceiros.
Para esta edição os filmes seleccionados foram:
O filme lituano em competição, Drowning Dry de Laurynas Bareiša, premiado em Locarno pela interpretação e realização, retrata um fim de semana de verão em que a vida de duas irmãs e das suas famílias toma um rumo sombrio e inesperado.
O filme português Hanami, da estreante Denise Fernandes, foi igualmente premiado em Locarno e Gotemburgo no início deste ano. O filme mistura realismo mágico com o cenário deslumbrante de uma ilha vulcânica para retratar o percurso de uma rapariga que atinge a maioridade depois de ter sido abandonada pela mãe.
Em Espanha, o filme de estreia de Sandra Romero, As Silence Passes By, estreou em San Sebastián no ano passado. O filme oferece uma perspetiva crua e documental de um drama familiar, em que um jovem regressa a casa para enfrentar conflitos e culpas do passado.
A acrescentar à programação, o filme romeno Internal Zero será o único a ter a sua estreia mundial em março no Vilnius IFF Kino Pavasaris. Realizado por Eugen Jebeleanu, o filme baseia-se no romance best-seller de Lavinia Braniște e segue Cristina, uma secretária de trinta e poucos anos que luta com a vida numa Bucareste isolada e hostil.
Travel Essentials, da Polónia, realizado por Kamila Tarabura, apresenta um mistério envolvente e cheio de reviravoltas, que explora um trauma de infância e os segredos que lhe estão subjacentes.
Em representação da Islândia, Epilogues, de Ari Alexander Ergis Magnússon, conta a história de um homem idoso que, na sua dor, consome as cinzas da mulher – um ato que desencadeia uma viagem surrealista pelas suas memórias.
Por fim, Meat, do realizador grego Dimitris Nakos, investiga uma rixa de bairro profundamente enraizada e quase mítica que se transforma em tragédia.
De 1 a 11 de Maio, o IndieLisboa trará esta competição até à cidade de Lisboa e poderão assistir às 7 propostas deste 7 festivais europeus.