23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

SMART7 inicia a sua 2ª edição e arranca em Vilnius

A rede SMART 7 apresenta a segunda edição de um programa de competição europeu, resultado da colaboração entre sete importantes festivais de cinema europeus, apoiados pelo programa MEDIA da Europa Criativa da UE.

A rede lançou uma secção competitiva que inclui sete filmes de cineastas emergentes de cada país membro. Estes filmes, empenhados em alargar os limites da narrativa e da expressão cinematográfica, serão exibidos em cada festival SMART 7. Os filmes serão avaliados por um júri composto por estudantes universitários de cada país e o filme vencedor receberá um prémio de 5.000 euros.

Esta secção irá circular em itinerância pelos 7 festivais de cinema Europeus ao longo de 2024, começando esta semana com o Festival Internacional de Cinema de Vilnius (Lituânia), seguindo depois para o Festival Internacional de Cinema IndieLisboa, e logo depois para Festival Internacional de Cinema FILMADRID (Espanha), para a o Festival de Cinema da Transilvânia IFF (Roménia), para o Festival New Horizons (Polónia), para Reykjavik IFF (Islândia) e finalmente em Novembro, a secção termina no Festival Internacional de Cinema de Thessaloniki (Grécia) para descobrir finalmente o filme premiado entre os SMART7.

Eis os filmes selecionados de cada país e em competição:

IndieLisboa SMART7 inicia a sua 2ª edição e arranca em Vilnius

A representar a Lituânia está a segunda longa-metragem de TOMAS VENGRIS, “Five and a Half Love Stories in an Apartment in Vilnius”, que recebeu o prémio de Melhor Filme na competição “Rebels with a Cause” no Tallinn Black Nights IFF. A história segue cinco hóspedes que vivem uma crise de amor num AirBnB em Vilnius, sem saberem das histórias que se passaram entre as mesmas paredes e debaixo dos mesmos lençóis.

De Portugal chega-nos uma comédia sobre uma jovem estudante brasileira que precisa de renovar a sua autorização de residência em Portugal – “Greice” de LEONARDO MOURAMATEUS. O filme teve a sua estreia mundial no início deste ano no Festival de Roterdão.

IndieLisboa SMART7 inicia a sua 2ª edição e arranca em Vilnius
IndieLisboa SMART7 inicia a sua 2ª edição e arranca em Vilnius

“Natatorium” de HELENA STEFANSDDOTTIR é um filme da Islândia, um drama de suspense que também teve a sua estreia mundial em Roterdão e em breve será exibido no SXSW Film and Music Festival. “Natatorium” acompanha a adolescente Lilja, que visita os avós afastados – mas em breve, surge um segredo obscuro.

O filme grego “Summer with Carmen”, de ZACHARIAS MAVROEIDIS, conta a história de dois melhores amigos que recordam os acontecimentos do último verão na praia queer. O título foi exibido no Mumbai IFF e foi nomeado para o prémio Queer Lion no Venice IFF.

IndieLisboa SMART7 inicia a sua 2ª edição e arranca em Vilnius
IndieLisboa SMART7 inicia a sua 2ª edição e arranca em Vilnius

O road movie delirante “On the Go” de JULIA DE CASTRO e MARIA ROYO foi escolhido pelo FILMADRID espanhol. O filme ganhou a Menção Especial do júri de jovens em Locarno, cativado pela sua narrativa cheia de música, onde a estrada e a amizade aliviam a desorientação causada aos protagonistas do filme pela liberdade enganadora do início do século XXI.

It’s Not My Film” é um filme polaco que terá a sua estreia mundial. A longa-metragem de estreia de MARIA ZBĄSKA é uma história contemporânea e cheia de humor inteligente sobre a luta pelo amor. Numa altura em que tudo é descartável e facilmente substituído, um casal tentará reparar uma relação em que nem tudo está perdido.

IndieLisboa SMART7 inicia a sua 2ª edição e arranca em Vilnius
IndieLisboa SMART7 inicia a sua 2ª edição e arranca em Vilnius

Também a estrear estará o filme roménio Where the Elephants Go” de GABI SARGA e CATALIN ROTARU, trata-se da segunda longa-metragem da dupla de realizadores e segue uma amizade improvável – entre uma rapariga com uma doença terminal que quer aproveitar ao máximo o tempo que lhe resta, a sua mãe que faz malabarismos com o emprego e um jovem sem interesse no que a vida tem para oferecer.

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO