23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

O mini-ciclo hip-hop desenhado por Sam the Kid

Este ano, cabe ainda dentro do IndieMusic um mini-ciclo dedicado ao hip-hop, para comemorar os 50 anos que passam desde aquela festa num apartamento no Bronx com o DJ Kool Herc que, segundo o mito, marcou o início do hip-hop. Convidámos Sam the Kid para fazer a curadoria deste ciclo. Ao desafio de escolher três filmes para si essenciais à história do género, seguiu com esta resposta:

Scratch, Doug Pray
Escolhi este documentário porque é um excelente filme debruçado sobre a vertente do Dj, e mais especificamente no talento e na dificuldade do turntablism, uma arte cada vez mais esquecida na cultura Hip-Hop, principalmente em Portugal, onde há uma lacuna gigante de artistas novos, empenhados neste tipo de perícia.

Beats, Rhymes and Life – The Travels of A Tribe Called Quest, Michael Rapaport
Um filme documental muito esperado pelos fãs da cultura hip-hop, mas que é transversal a qualquer fã de música, porque o realizador Michael Rapaport conseguiu ter acesso ao bom e ao mau, no que consta à gestão de um grupo/marca e às respectivas amizades de longa data. Um olhar muito importante sobre um colectivo que também primava pela mística e pela privacidade. Mais uma razão para este documentário ser imperdível.

CB4, Tamra Davis
Uma excelente comédia satírica do rap do início dos anos 90, que tem muito de actual quando falamos de posturas incoerentes. Desde a crítica ao falso gangster até ao falso revolucionário, CB4 é um filme marcante ao ponto do título do mesmo ter entrado para o léxico da cultura hip-hop. Hoje, se dissermos que aquele grupo é CB4, queremos dizer que estão a tentar ser algo que não são, em prol de outros fins.

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO