23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

IndieLab: inscrições abertas para o novo workshop de desenvolvimento de projecto

A vigésima edição do IndieLisboa traz algumas novidades em várias áreas do festival e no programa direcionado para a indústria não poderia ser diferente. Para além do Fundo de Apoio ao Cinema, das Lisbon Screenings e das LisbonTalks, em 2023 terá lugar a primeira edição do IndieLab, um workshop presencial de escrita de argumento com duração de 3 dias e foco no desenvolvimento do projecto, a decorrer entre 28 e 30 de Abril como parte do programa do festival. 

Durante o workshop, serão trabalhadas a ideia inicial e a motivação, o ponto de vista, a estrutura narrativa e a visão criativa de projectos em fase de desenvolvimento, com o objectivo de potenciar sua inserção nos mercados nacional e internacional.

Uma das prioridades do IndieLab é trabalhar em projectos cujas personagens ou temática pertencem ou estejam de alguma forma relacionadas a diversos grupos de identidade minoritários, de modo a melhorar os diálogos sobre inclusão e melhor representação destas personagens no cinema. Narrativas que privilegiem representações inovadoras e não estigmatizadas de personagens e que contribuam para um novo olhar no cinema, como a curta metragem Um Caroço de Abacate, de Ary Zara, vencedora do Prémio Novo Talento The Yellow Color e do Prémio do Público para Curta Metragem do IndieLisboa no ano passado.

A formação será dada por Fernanda Polacow, uma argumentista e documentarista brasileira com vasta experiência e um mestrado em Antropologia Visual.

Os projectos submetidos podem ser curtas ou longas-metragens, independentemente do seu género (ficção, documentário, animação ou experimental), em desenvolvimento no momento da candidatura.

A autoria deve ser portuguesa – escritores/directores ou autores estrangeiros com residência permanente em Portugal – e deve ser uma produção maioritariamente portuguesa (no caso de uma empresa de produção associada).
Ter uma empresa de produção associada não é obrigatório.

Os projectos serão analisados por um comité de selecção nomeado pelo IndieLisboa, bem como pela formadora, Fernanda Polacow. 

O IndieLab tem como uma das suas prioridades trabalhar projectos cujos personagens pertençam a grupos identitários diversos / minoritários, de forma a potenciarmos diálogos acerca da criação de novos imaginários e o desenvolvimento destas personagens no cinema.

As candidaturas podem ser realizadas até ao dia 3 de Março no FilmFreeway, onde podem ser consultadas as regras e o regulamento. Em caso de dúvidas, podem entrar em contacto através do e-mail [email protected].

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO