23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Sugestões para o último fim de semana

A 19ª edição do IndieLisboa está a chegar ao fim, mas há ainda muito por descobrir no último fim de semana do festival. Aqui ficam as nossas sugestões de filmes a não perder:

Esta noite, em sessão especial, o mais recente filme de Margarida Cardoso: SITA – A Vida e o Tempo de Sita Valles. O Cinema São Jorge recebe na sala maior um documentário que reconstrói o percurso e a morte por esclarecer de Sita Valles, através de vários testemunhos de figuras políticas da sociedade portuguesa. A sessão será seguida de um debate moderado por Marta Lança. No mesmo horário, a única sessão de The Lost Record, de Alexandra Cabral e Ian F Svenonius. A dupla, também conhecida por Escape-ism, segue para o Musicbox, onde tem concerto marcado às 23:30, num evento IndiebyNight.

No Sábado, Peter Strickland regressa ao IndieLisboa com Flux Gourmet. O realizador britânico explora o pastiche e o humor-de-cara-séria, numa história que nos leva a uma casa no campo, uma residência onde artistas extraem sons perturbadores de alimentos. Da Competição Nacional, há ainda tempo para rever Mato Seco em Chamas, de Adirley Queirós e Joana Pimenta, e conhecer Léa, Chitara e Andreia. Nessa mesma noite, o IndiebyNight traz-nos o seu último concerto: depois da apresentação do filme Sonosfera Telectu, os Telectu encontram-se novamente com o público, desta vez na Igreja de St. George, às 21:30.

No domingo, o Grande Auditório da Culturgest mostra Rewind and Play, de Alain Gomis. Um filme documentário urgente que mergulha no arquivo para contar o compositor e pianista jazz Thelonious Monk. Mais tarde no mesmo sítio, a sessão de encerramento contará com a presença de Laís Bodanzky e o elenco de A Viagem de Pedro. A viagem em questão é a de D. Pedro IV de Portugal, I do Brasil, na travessia do Atlântico. No regresso à Europa, pretende agora disputar a coroa portuguesa com o seu irmão.

Além destes, há ainda muito mais títulos para ver nos cinemas parceiros. Revejam aqui o programa completo.

Os filmes vencedores das secções competitivas serão anunciados na cerimónia de entrega de prémios, também Domingo, ao final do dia, no Pequeno Auditório da Culturgest. Os filmes premiados poderão depois ser vistos no Cinema Ideal, de segunda a quarta-feira, dias 9, 10 e 11 de Maio.

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO