23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Júri, prémios e novas parcerias

O IndieLisboa regressa já na próxima semana e para além do programa recentemente anunciado e o início da venda de bilhetes para o festival, destaca-se também a presença de novas parcerias, o regresso dos júris Universidades e Escolas, para além dos nomes presentes nos júris oficiais este ano.

O júri dos prémios IndieLisboa prima pela transversalidade. Na Competição Internacional de Longas Metragens é composto pela artista Patrícia Portela, o programador de cinema Marcin Pieńkowski e a produtora Ada Solomon. Esta secção engloba o Grande Prémio de Longa Metragem Cidade de Lisboa e o Prémio Especial do Júri Canais TVCine. Cláudia Galhós, Jérémy van der Haegen e Laura Walde, respectivamente jornalista, realizador e programadora, compõem o júri das curtas metragens que vai escolher os vencedores do Grande Prémio de Curta Metragem – EMEL  e os diferentes premiados nas categorias de Melhor Curta de Animação, Documentário e Ficção.

A Competição Nacional, que contempla o Prémio para Melhor Longa Metragem Portuguesa, Prémio Melhor Realização para Longa Metragem NOVA FCSH, Prémio Dolce Gusto para Melhor Curta Metragem Portuguesa e Prémio Novo Talento The Yellow Color, será decidido pela curadora Garbiñe Ortega, o crítico Massimo Causo e Uli Ziemons, co-director da secção Fórum Expanded do Festival de Berlim. No Prémio Novíssimos Portugal Film + Betclic, dedicado a jovens cineastas, o júri é composto por Marta Sousa Ribeiro, produtora e realizadora, João Nunes Monteiro, actor, e Gonçalo Lamas, artista e escritor. A secção Silvestre junta André Príncipe, realizador e fundador da Pierre von Kleist, Mariana Liz, professora e investigadora, e Vanja Milena, crítica e programadora, como júris nas longas-metragens, e Julian Ross, investigador e curador, e os artistas Morgan Quaintance e Théodora Barat, nas curtas-metragens. Por fim, no IndieMusic as decisões cabem ao radialista Ricardo Mariano e às artistas Diana Policarpo e Francisca Salema. A lista completa e detalhada de júris e prémios pode ser consultada aqui

Este ano temos a presença de novas e repetidas parcerias como a Fundação La Caixa, que se estreia nesta edição como Mecenas, e os patrocinadores ASUS, MINI, Heineken, Corny e Hero Baby, que este ano é a patrocinadora oficial do Cinema de Colo, o cinema para os bebés do IndieLisboa.

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO