23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Competição Internacional & Silvestre 2022: as novas vozes e os talentos de sempre

Falta apenas um mês para a abertura desta edição do IndieLisboa. A altura ideal para desvendarmos a programação de duas das secções mais aguardadas do festival – Competição Internacional e Silvestre. São filmes de geografias e contextos diferentes, com temas e abordagens estéticas distintas, mas universais na forma como usam o cinema enquanto ferramenta eminentemente política, de confronto e inquietação.

Começamos pelas primeiras obras da Competição Internacional. Destacamos Pedro, de Natesh Hedge, um seguríssimo filme sobre a dificuldade em escapar à rigidez da tradição numa pequena aldeia indiana. Pedro é um electricista de meia-idade que vive com a sua mãe e a família do seu irmão nas remotas florestas do Ghats Ocidental. Certa noite de monção mata acidentalmente uma vaca que pertence ao seu senhorio. A aldeia, incapaz de aceitar um homem que cometeu um acto tão vergonhoso, responde com frieza à presença de Pedro.

Em Freda, filme de estreia da realizadora haitiana Gessica Généus, a protagonista homónima vive com a sua família num bairro pobre de Port-au-Prince. Eles fazem a sua vida graças à sua pequena loja de rua. Confrontados com condições de vida precárias e o aumento da violência no Haiti, cada um deles se pergunta se deve ficar ou partir, mas Freda quer acreditar no futuro do seu país. 

Kiro Russo, um repetente no festival – e vencedor do Grande Prémio de Longa Metragem do IndieLisboa 2017, com Viejo Calavera -, regressa a Lisboa com El Gran Movimiento. A premissa evoca novo choque entre tradição e modernidade. Na Bolívia de hoje, Elder e os seus companheiros mineiros chegam a La Paz para exigir o restabelecimento do seu emprego. De repente, Elder começa a sentir-se doente. Com a ajuda do velho Mamá Pancha, Elder e os seus amigos encontram trabalho no mercado. Mas o estado de Elder piora, e ele está com dificuldades em respirar. Mamá Pancha envia-o a Max, um curandeiro, eremita e palhaço, que pode ser capaz de trazer o jovem de volta à vida. 

Por falar em cura, How to Save a Dead Friend usa a qualidade fantasmagórica do cinema para recuperar a vida de alguém que já partiu. Um documentário belíssimo de Marusya Syroechkovskaya sobre o que une duas pessoas, mesmo depois da morte.

Olhando para as curtas-metragens, em Escasso, Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles usam a estética do mockumentary para criticar as enormes discrepâncias na sociedade brasileira e Handbook, de Pavel Mozhar, recria,no quarto do próprio e a partir de relatos, a repressão que os manifestantes bielorrussos sentiram em 2020, aquando da reeleição suspeita de Lukashenko. As diferenças geracionais entre uma mãe e o seu filho a somar à herança da emigração são os temas principais de Mistida, do luso-guineense Falcão Nhaga, enquanto Urban Solutions trata do passado e do presente brasileiros, vistos pela experiência de um porteiro de um prédio residencial que reavalia a relação com os seus empregadores. O filme, realizado por Arne Hector, Luciana Mazeto, Vinícius Lopes e Minze Tummescheit, cria uma oposição gritante entre os quintais idílicos e a presença opressiva das câmaras de vigilância. 

Na secção competitiva Silvestre selecionamos filmes que arrisquem novas linguagens cinematográficas, num misto de autores consagrados e talentos emergentes. Destacamos três. Do Vietname, dirigido por Pedro Román e Mai Huyền Chi, The Girl from Dak Lak, Um filme minimalista e naturalista que acompanha a jovem Sương e a sua migração para Saigão. Esta conhece um pequeno restaurante onde lhe é oferecido um emprego, ficando a trabalhar e a viver ao lado de duas outras mulheres migrantes. As três passam os seus dias juntas. Dentro das paredes áridas do restaurante, as suas manhãs são preenchidas com tarefas repetitivas, e o resto do dia com horas vazias e enfadonhas. 

A escravatura moderna é o tema central de Convenience Store, primeira obra de Michael Borodin. Mukhabbat é uma mulher uzbeque que emigrou para Moscovo para trabalhar numa loja de conveniência. Na capital russa a jovem vive sendo escravizada e na luta para recuperar a sua liberdade enquanto um sistema de descriminação socio-económica a ignora e despreza.

O documentário Nous, Étudiants!, de Rafiki Fariala, segue um grupo de amigos, estudantes de economia, na Universidade de Bangui. Navegando entre auditórios sobrelotados, flirts levianos e as pequenas negociatas que permitem aos alunos sobreviver, Rafiki mostra-nos as vidas dos estudantes na República Centro-Africana.

Na mesma secção mas já fora de competição, três nomes grandes do cinema europeu contemporâneo: Bertrand Bonello com Coma, híbrido live-action e animação filmado em plena pandemia; Quentin Dupieux, que regressa ao festival onze anos depois da sua passagem por aqui com o humor bizarro de Rubber, com a comédia Incroyable Mais Vrai; Jean-Gabriel Périot, outro nome recorrente no festival, que, em Retour à Reims (Fragments), documenta a história do proletariado francês desde os anos 50 até à actualidade

Entre ficção e documentário, animação e cinema experimental, a programação das curtas-metragens actualiza o percurso de alguns nomes fundamentais do cinema contemporâneo e da  história do festival: a comédia By Flávio, de Pedro Cabeleira,  At least I’ve been outside, de Jan Soldat (Foco Silvestre da edição de 2015 do IndieLisboa), El sembrador de estrellas, de Lois Patiño (presença recorrente no IndieLisboa desde 2014), How Do You Measure A Year?, de Jay Rosenblatt (herói independente na edição de 2006) e Bird in the Peninsula, de  Atsushi Wada, vencedor de uma menção honrosa em 2012, pela animação alegórica The Great Rabbit

O foco Light Cone mergulha no vasto catálogo desta mítica instituição do cinema experimental, com quatro programas temáticos. Netsploitation, Conforto, Intimidades, e Erotismo e Sugestão. Aqui interrogam-se os modos narrativos e estéticos da internet ao longo das duas primeiras décadas do século XXI, a indução de sentimentos sexuais a partir de uma obra de arte, mediante sugestão, simbolismo ou alusão, numa espécie de viagem de imagens que formam corpos onde espreitam e latejam sensações. Este foco cobre décadas de cinema experimental e reúne cineastas como Maya Deren, John Smith, Michael Brynntrup, Neozoon, Peggy Ahwesh, Nazli Dincel e Barbara Hammer, entre muitos outros.

A 19ª edição do IndieLisboa terá lugar entre o Cinema São Jorge, a Culturgest, a Cinemateca, o Cinema Ideal e a Biblioteca Palácio Galveias do dia 28 de Abril ao dia 8 de Maio. A programação completa, assim como a grelha de sessões e a venda de bilhetes, estarão disponíveis a partir do início de abril.


Competição Internacional – Longas-Metragens

Freda, Gessica Généus
Ghost Song, Nicolas Peduzzi
El Gran Movimiento, Kiro Russo
How to Save a Dead Friend, Marusya Syroechkovskaya
Kim Min-Young of the Report Card, Lee Jae-eun e Lim Jisun
Mato Seco em Chamas, Adirley Queirós e Joana Pimenta
Medusa, Anita Rocha da Silveira
Pedro, Natesh Hegde
Proyecto Fantasma, Roberto Doveris
Soy Libre, Laure Portier
Unrueh, Cyril Schäublin

Competição Internacional – Curtas-Metragens

Are We There Yet, Lazar Ivanov
Au revoir Jérôme!, Gabrielle Selnet, Adam Sillard e Chloé Farr
Le Boug Doug, Théo Jollet
Can Gardell, Florencia Aliberti e Silvia Subirós
El Dia Que Volaron la Montaña, Alba Bresolí
Displaced, Samir Karahoda
Dog’s Field, Michalina Musialik
Escasso, Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles
Fantasma Neon, Leonardo Martinelli
Five Minutes Older, Sara Szymanska
Handbook, Pavel Mozhar
Handstand, Ovsanna Shekoyan
Have a Nice Day Forever, Tatiana Delaunay
Hierophany, Maria Nitek
I’m Trying To Remember, Pegah Ahangarani
Intermezzo, Kim Lêa Sakkal
Jeudi, Vendredi, Samedi, Arthur Cahn
Lucienne Dans un Monde Sans Solitude, Geordy Couturiau
Mistida, Falcão Nhaga
North Pole, Marija Apcevska
The Parents’ Room, Diego Marcon
Precautionary Measure, Lizzy Deacon e Ika Schwander
Sierra, Sander Joon
Some Kind of Intimacy, Toby Bull
Starfuckers, Antonio Marziale
Steakhouse, Špela Čadež
Un Mois Après la Nuit, Héloïse Fressoz
Upwards Tide, Daniela Zahlner
Urban Solutions, Arne Hector, Minze Tummescheit, Luciana Mazeto e Vinícius Lopes
The Watchers, Sandro Souladze

Silvestre – Longas-Metragens

1970, Tomasz Wolski
Camouflage, Jonathan Perel
Cette Maison, Miryam Charles
Convenience Store, Michael Borodin
Lxs Desobedientes, Nadir Medina
Detours, Ekaterina Selenkina
The Girl from Dak Lak, Pedro Román e Mai Huyền Chi
Nous, Étudiants!, Rafiki Fariala
Saving One Who Was Dead, Vaclav Kadrnka
Sonne, Kurdwin Ayub
Red Africa, Alexander Markov

Silvestre – Curtas-Metragens

At Least I’ve Been Outside, Jan Soldat
Bird in the Peninsula
, Atsushi Wada
By Flavio
, Pedro Cabeleira
Churchill, Polar Bear Town
, Annabelle Amoros
Constant
, Beny Wagner e Sasha Litvintseva
Cucumbers
, Leonid Shmelkov
Glass Life
, Sara Cwynar
How Do You Measure A Year?
, Jay Rosenblatt
Lizuna Fair
Sumito Sakakibara
Masks, Olivier Smolders
Nosferasta: First Bite
, Adam Khalil e Bayley Sweitzer
Penalty Shot
, Rok Biček
Punctured Sky
, Jon Rafman
Sekundenarbeiten
, Christiana Perschon
El Sembrador de Estrellas
, Lois Patiño
Sideral
, Carlos Segundo
Triforium
, Jayne Parker
Une Embuscade en Suspens
, Simon Queheillard
Will My Parents Come to See Me
, Mo Harawe

Silvestre – Fora de Competição

Coma, Bertrand Bonello
Incroyable Mais Vrai, Quentin Dupieux
Retour à Reims (Fragments), Jean-Gabriel Périot

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO