23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Anunciada a programação de Indústria para o IndieLisboa 2021

Em 2021, enquanto o festival decorre nas salas de cinema da cidade de Lisboa, a plataforma profissional irá ter lugar integralmente em formato online, pelo segundo ano consecutivo, de 25 a 27 de Agosto.
Todos os anos apresenta-se em exclusividade, junto dos profissionais que nos acompanham, a fornada mais recente e completa de filmes em pós-produção nas secções Lisbon Screenings e Fundo de Apoio ao Cinema, assim como projectos em desenvolvimento na secção Plot que regressa este ano à programação da Indústria.

LISBON SCREENINGS

As Lisbon Screenings, organizadas pela Portugal Film – Agência Internacional de Cinema, é uma actividade que pretende dar visibilidade ao mais recente cinema português. Concentrando no mesmo lugar filmes, produtores, realizadores e decisores internacionais, estas sessões apresentam uma selecção de novos filmes, curtas e longas metragens, a directores e programadores de festivais, agentes de venda, distribuidores nacionais e internacionais, convidados exclusivamente para o efeito.

A selecção de filmes será anunciada brevemente.

FUNDO DE APOIO AO CINEMA

O Fundo de Apoio ao Cinema, criado em 2011, é um instrumento complementar de apoio à pós-produção de filmes portugueses. As equipas dos dez projectos seleccionados apresentar-se-ão perante um júri internacional para a realização de um pitch que ajudará a definir os vencedores dos prémios a concurso, a saber: apoio financeiro de €1.500 (Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa (Porto), serviços de pós-produção de som (Digital Mix Música e Imagem), €6.000 para criação de música original (Fundação GDA), e serviços de pós-produção de imagem (The Yellow Color).

O júri do Fundo de Apoio ao Cinema será constituído pelo músico Gabriel Ferrandini, a programadora do Festival de Jeonju, Sung Moon, e o director artístico do Vienna Shorts Film Festival, Daniel Webner.
> Projectos seleccionados

PLOT – PROFESSIONAL SCRIPT LAB

A 6ª edição do PLOT – Professional Script Lab, novamente uma parceria entre a Squatter Factory e o IndieLisboa, apresenta os seguintes seis projectos de longa-metragem de ficção, provenientes de Portugal, Argentina, Brasil e Espanha, cujos autores irão debruçar-se sobre os respectivos guiões em regime de imersão criativa e colaborativa, sob a alçada dos mentores Ada Solomon, produtora romena, Anna Ciennik, script doctor francesa, Marcelo Gomes, realizador brasileiro, Marika Kozlovska, consultora internacional de marketing e Affonso Gonçalves, montador brasileiro.
> Projectos seleccionados

Tanto a secção Fundo de Apoio ao Cinema como o PLOT culminará com uma sessão de pitching a ter lugar no dia 27 de Agosto às 14:00 (horas locais) no Zoom e está aberta a todos os profissionais interessados após inscrição, independentemente de estarem acreditados na indústria do festival.

LISBONTALKS UNIVERSIDADE LUSÓFONA

Por último, as LisbonTalks, com o apoio da Universidade Lusófona, completam a programação desta edição online, com conversas em torno do cinema Português e dos focos e retrospectivas do festival, a ter lugar de 30 de Agosto a 5 de Setembro, assumindo como principal fio condutor este ano a promoção, distribuição e exibição cinematográfica em Portugal.

As únicas excepções presenciais serão os encontros inspirados pela obra da insurrecta cineasta Sarah Maldoror, alvo de retrospectiva no festival. Nomeadamente, a mesa redonda Negritude, identidades e direitos humanos, organizada pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso, a ter lugar dia 2 de Setembro, às 17h, nos Jardins da Fundação e a conversa O Cinema de Sarah Maldoror, com Annouchka de Andrade, dia 3 de Setembro às 18:00, na Esplanada da Cinemateca Portuguesa.

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO