23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Vem aí a 17.ª edição do IndieLisboa

A 17.ª edição do IndieLisboa aproxima-se e promete muitas novidades. O festival internacional de cinema regressa com uma imagem renovada, de 30 de Abril a 10 de Maio de 2020, às salas do Cinema São Jorge, Culturgest, Cinemateca Portuguesa e Cinema Ideal.

A par da programação principal, o IndieJúnior oferece um programa diverso ao público infanto-juvenil: as crianças, famílias e professores. Já as LisbonTalks trazem mais novidades para os profissionais, estudantes e amantes de cinema, através de talks, masterclasses e debates que contam com a participação de convidados especiais. Por fim, o IndieByNight está de regresso para garantir a diversão noturna e diária do festival, com um conjunto de concertos e festas.

A imagem desta edição foi criada pelo estúdio de design gráfico Phyphene, com sede no Porto, a partir da missão do festival de procurar e exibir obras essencialmente fora do radar da regular circulação de filmes. Veja aqui os quatro cartazes desta edição:

Para assinalar a nova edição, a Culturgest vai receber uma performance produzida em parceria com o IndieLisboa, no dia 2 de Abril, às 21h00. Neste mesmo dia, a programação completa da edição 2020 do festival será anunciada à imprensa e ao público geral.

Sobre a performance:

Maiko Jinushi com Adriana Sá – Sound of Desires
Grande Auditório da Culturgest
2 abril, 21:00, 7€ (preço único). Bilhetes já à venda na Ticketline.

A performance Sound of Desires foi criada em 2017 para a bienal Live de Vancouver e resultou numa instalação vídeo que regista o encontro entre Maiko Jinushi e um músico.

Em Lisboa, será recriada uma versão híbrida entre o espetáculo e o documentário ao vivo desta obra, aqui, com a participação de Adriana Sá – música, compositora e artista transdisciplinar que também investiga a prática criativa através das ciências da perceção. Maiko Jinushi vai mergulhar no trabalho artístico e nas reflexões pessoais de Adriana Sá para elaborar a dramaturgia da conversa que permanecerá desconhecida da artista portuguesa, até ao momento desta performance.
Maiko Jinushi vai mostrar-nos como uma simples conversa pode mudar a música de um improvisador, como uma interpretação pode ir mudando à medida que falam intimamente de desejos, transformando as suas câmaras em poderosos microscópios emocionais que capturam a genética da produção artística. Mais informação aqui.

A última edição do festival, em 2019, contou com mais de 270 filmes e 42.000 pessoas que passaram pelas sessões e actividades do festival.

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO