Fahrenheit 451

(Em parceria com o Festival Lisboa 5L)

O primeiro filme a cores de Truffaut une o humor negro do realizador francês e a moralidade do livro de Ray Bradbury, já várias vezes adaptado ao cinema, especificamente pela forma como a distopia da narrativa é retratada. É um mundo onde a literatura é banida por ser a fagulha que pode acender a chama da revolução, algo que é literalmente apagado por bombeiros dedicados à causa.

[a partir do romance de Ray Bradbury]
Apresentação: Osvaldo Manuel Silvestre

Morte a Venezia

(Em parceria com o Festival Lisboa 5L)

Visconti torna o protagonista de Thomas Mann, Gustav von Aschenbach, um compositor em vez de um escritor, mas o filme é uma adaptação bastante fiel do romance do autor alemão. Aschenbach viaja até Veneza, por motivos de saúde, e encontra uma cidade a degladiar-se com uma epidemia de cólera. Lá, conhece Tadzio, um jovem polaco, deslumbrando-se com a beleza deste.

[a partir da novela de Thomas Mann]
Apresentação:
Claudia Fischer

2001: A Space Odyssey

(Em parceria com o Festival Lisboa 5L)

Falar de 2001: A Space Odyssey é falar de um filme que se tornou numa das obras mais influentes da história do cinema. Indeléveis na consciência colectiva estão aspectos como: a música de abertura (Thus Spake Zarathrusta), a cena do monolito, passando pela figura de inteligência artificial que é HAL até aos oscarizados efeitos especiais. O filme centra-se numa viagem a Júpiter e aborda temas como o existencialismo ou a evolução humana.

[A partir do conto A Sentinela de Arthur C. Clarke]
Apresentação: Luís Nogueira

The Color of Pomegranates

(Em parceria com o Festival Lisboa 5L)

Restaurado em 2014 pela Cineteca di Bologna / L’Immagine Ritrovata e The Film Foundation’s World Cinema Project, em associação com o National Cinema Centre of Armenia e Gosfilmofond of Russia. Fundos de restauração fornecidos pela Material World Charitable Foundation e The Film Foundation.

Um retrato do poeta e trovador arménio Sayat-Nova que se apresenta como poema visual, composto por tableaux que representam a sua vida. Uma meditação enigmática sobre a arte, que se afastou tanto do realismo soviético da sua era que as autoridades impediram a sua distribuição fora da Arménia.

[a partir da biografia e obra poética de Sayat-Nova]
Apresentação: Elisabete Marques

Enrico IV

(Em parceria com o Festival Lisboa 5L)

Um drama italiano baseado na peça homónima de Luigi Pirandello. Marcello Mastroianni é o protagonista do filme, um personagem que está sob a ilusão, resultado de um trauma, de que é o imperador romano Henrique IV. O seu psiquiatra tenta trazê-lo à presente realidade, onde a mulher que o ama (Claudia Cardinale) o espera. Música de Astor Piazzolla.

[a partir da peça de Luigi Pirandello]
Apresentação: a anunciar