Gaza mon amour

A segunda longa-metragem dos irmãos Nasser decorre na Faixa de Gaza contemporânea. Com 60 anos, Issa é um rabugento, mas secretamente encantador, pescador solitário. Está apaixonado por Sihma, uma mulher que trabalha no mercado, mas não tem coragem de lho dizer. Até ao dia em que descobre uma estátua fálica do deus Apolo e a sua vida muda. Um filme que une comédia absurda, realismo mágico e o espírito do neo-realismo italiano numa receita única. 

Mudança

Um encontro entre o artista Welket Bungué e Joacine Katar Moreira, deputada parlamentar independente. O foco é no que há de essencial e revolucionário nos seus respectivos trabalhos. Inclui pinturas do artista plástico Nú Barreto e música da autoria de Mû Mbana.

O Princípio, o Meio, o Fim e o Infinito

Dois (mas serão dois?) seres, de cara embrulhada em gaze e claramente fora do seu Tempo e Espaço, aproveitam a sua estada em Lisboa para reflectirem sobre colonialismo, desigualdade social e outros tópicos-chave.

Ecos da Vermelha

A Vermelha era Vila Franca de Xira, assim intitulada pela PIDE, durante a época do Estado Novo. Este filme traz-nos ecos de uma cidade que continha uma multiplicidade de locais — fossem casas particulares ou institucionais — usadas pela resistência antifascista da altura. Estes, e os responsáveis pelos mesmos, são agora revisitados e entrevistados.

A Cidade de Portas

Uma cidade é um conceito complexo. Este documentário debruça-se sobre a figura de Nuno Portas, um dos grandes urbanistas portugueses, que acreditava que um projeto de arquitectura não terminava na soleira da porta.

Paraíso

Sérgio Tréfaut regressa ao Brasil para filmar os jardins públicos do Palácio do Catete, antiga residência oficial dos presidentes do Brasil que hoje alberga o Museu da República. Antes da pandemia, este local de lazer era também um ponto de encontro do pessoal da Seresta, um grupo de idosos com amor ao canto e à música brasileira a que este filme presta tributo.

Flee

Um documentário animado que conta a história de Amin, que antes de se casar com o namorado, decide revelar um segredo que esconde há vinte anos. Amin chegou à Dinamarca como refugiado vindo do Afeganistão. Neste filme, lida com o seu passado traumático.

Vieirarpad

Um olhar sobre a escrita íntima do casal de artistas plásticos Maria Helena Vieira da Silva e Árpád Szenes, através de uma documentação exaustiva da vida do casal no período retratado. João Mário Grilo pega onde José Álvaro de Morais parou.

Summer Of Soul (…Or, When The Revolution Could Not Be Televised)

O músico e DJ (e compositor e jornalista, entre outros) Questlove assina — em nome próprio, como Ahmir Khalib Thompson — este documentário sobre o Festival Cultural de Harlem de 1969. O festival durou seis semanas e teve performances de Stevie Wonder e Sly and the Family Stone. Mas perdeu-se na memória colectiva.