Vai com o vento

2008. Qingtian, Zhejiang, República Popular da China. Uma pequena cidade rural de imigração para a Europa. Jin Wang Ping é um rapaz a quem chegou a vez de abandonar a sua cidade. Confrontado com esta perspectiva, e com este processo de emigração, procurará os conselhos de terceiros.

Tyson

Retrato da atribulada vida de Mike Tyson – tanto dentro como fora dos ringues de boxe. Cruzando imagens de arquivo com uma série de reveladoras entrevistas com Tyson, o filme segue a carreira do pugilista desde os seus tempos de traficante de droga durante a adolescência em Brooklyn aos de campeão ímpar, e a sua dramática queda do estado de graça à prisão por violação.

Tokyo Sonata

Este filme retrata uma família vulgar do Japão moderno. Ambientado na Tóquio contemporânea, a história explora o lado negro da natureza humana e os problemas sociais com os quais o Japão moderno se confronta. O retrato de Kurosawa do colapso e redenção de uma “vulgar família” japonesa é tão envolvente como os seus anteriores trabalhos.

Um Roupão Vermelho Sangue

Um homem e uma mulher num quarto, …os sons que chegam do exterior, …os gestos, …as palavras, …as coisas que partilham, …os estados de espírito da mulher e do homem, …são os contornos nómadas da natureza da sua relação.

The Herd

Um agricultor e a mãe discutem a chegada de um estranho animal ao seu rebanho de gado de Limousin.

This Smell of Sex

Os meus amigos de Beirute contam-me, abertamente e com pormenores, as suas mais secretas experiências sexuais, as mais ardentes, e as mais obsessivas.

Sphinx on the Seine

Um prólogo poético cinematográfico, o começo de uma viagem metafísica que medita sobre uma série de breves mas enigmáticas imagens de todo o mundo. As imagens sucedem-se, mas geograficamente atravessam milhares de quilómetros e vastas passagens de tempo entre cada corte. A banda sonora é de Jefre Cantu-Ledesma.

Ruínas

Fragmentos de espaços e tempos, restos de épocas e locais onde apenas habitam memórias e fantasmas. Vestígios de coisas que o tempo, os elementos, a natureza e a própria acção humana modificaram e modificam. Com o tempo tudo deixa de ser transformando-se eventualmente numa outra coisa. Lugares que deixaram de fazer sentido, de serem necessários, de estar na moda. Lugares esquecidos, obsoletos, inóspitos, vazios.

Ricky

Quando Katie, uma mulher vulgar, conhece Paco,um homem vulgar, acontece algo de espantoso e mágico: apaixonam-se. Mas o amor deles um pelo outro produz um bebé invulgar, Ricky.

Passeio de Domingo

Consegues guardar um segredo?… Este domingo vai ser diferente. Não vamos meter-nos no carro. A mãe e o pai não vão discutir e nós vamos brincar num jardim de couves gigantes.

Of Time and the City

“Of Time and the City” é simultâneamente uma canção de amor e um elogio de Liverpool. É ainda uma resposta à memória, à reflexão e à experiência de perda do sentido de um lugar à medida que a paisagem aérea de uma cidade muda e o tempo se encarrega do seu trabalho.

Nezrimoe

Ambientado durante a cimeira dos G8 em São Peterseburgo em Julho de 2006. Vemos os efeitos na população local. As sirenes, patrulhas militares, ruas bloqueadas, helicópteros em voos baixos e escoltas armadas. Uma cidade em estado de sítio. Até o maior cemitério da cidade se tornou um cenário estrategicamente sensível.

Montanha Fria

A vida humana situa-se na agitação da poeira / Manhã após manhã, as flores murcham e caem / Ano após ano, os homens mudam e passam / A
estrada da montanha fria não tem fim / algures perdido o caminho, a forma interroga a sombra: a partir de quê?

Malika s'est envolée

Dois amigos, Marc e Nicolas, andam meios perdidos na vida. Malika, estrangeira e marginal, luta pela sobrevivência. Para Marc e Malika, talvez seja o princípio de uma história de amor… A não ser que seja algo de completamente diferente.

Louise-Michel

Uma fábrica algures na Picardia francesa. Certa manhã, as trabalhadoras descobrem que foi tudo removido durante a noite e que foram iludidas pelos gerentes, cúmplices da operação de subcontratação. Chocadas mas realistas, decidem juntar as suas absurdamente baixas compensações salariais para financiar um projecto de transferência. Consideram diversas opções até que Louise, a mais radical delas todas, propõe, nem mais nem menos, contratar um assassino profissional para matar o patrão!

Le petit chaperon rouge

Delphine tem 20 anos. É demasiado nova para ter vivido o activismo dos anos 1970, mas para ela não se trata de uma história que pertença ao passado. Decide encontrar qualquer coisa que lhe permita agir e que, reclama, lhe seja devido.

La Belle Personne

Junie tem 16 anos e está na mesma turma do seu primo Mathias, que a apresenta aos amigos. Todos querem namorá-la, e ela escolhe o mais calmo deles, Otto Clèves. Mas pouco depois, encontra o grande amor da sua vida, o professor de italiano, Nemours. A paixão que explode entre eles está condenada. Uma adaptação contemporânea do romance de Madame de La Fayette, “A Princesa de Clèves”, com a acção transposta da corte de Henrique II para a Paris contemporânea.

Il Divo

Em Roma, de madrugada, quando toda a gente dorme, há um homem que se mantém vigilante. Esse homem chama-se Giulio Andreotti. Calmo, ambíguo, imperscrutável, Andreotti é sinónimo de poder em Itália nas últimas quatro décadas. No início dos anos 1990, sem arrogância nem humildade, avança implacavelmente para o seu sétimo mandato como primeiro-ministro. Perto dos 70 anos, é um gerontocrata que não teme ninguém e não sabe o que é o medo. A sua satisfação é o poder, com o qual vive em simbiose. É um poder de que gosta, inamovível e imutável. Até que o mais poderoso contra poder, a Máfia, decide declarar-lhe guerra.