A Minha Vida em Versalhes

Um dia, Violette, uma menina parisiense de oito anos, perde os seus pais. O seu tio Régis, que trabalha no Palácio de Versalhes, leva-a para viver com ela. São tempos difíceis, a saudade é muita, mas com a ajuda de um inesperado amigo, tudo vai ficar bem.

O Passarinho e as Abelhas

Estamos na Primavera. O passarinho toma conta dos primeiros ramos que surgem na árvore. As flores desabrocham, uma a uma, atraindo a atenção das abelhas. Despertado pelo seu doce néctar, o passarinho segue as amiguinhas até ao prado cheio de flores.

Beleza

Bex, Lili, Fox, Tru e Milo são cinco crianças não-binárias cada uma tentando modelar o que é ser totalmente humano. E fazê-lo implica lidar com agressores, explicando-se aos pais ou navegando nas águas desconhecidas das relações.

 

Guardas do Ginásio

Todos os animais fazem desporto, mas depois é ao elefante que calha arrumar o ginásio. Como gostaria ele de ser um grande jogador de basquetebol… 

 

Chá das Cinco

Um nobre espera ansiosamente a sua noiva, que vai finalmente conhecer. Vão tomar chá juntos. Quando ela chega há algo de errado com o seu vestido. Mas por vezes o importante é não dar parte de fraco.

 

Laços de Família

De manhã, a raposinha acorda e os seus pais patos dão-lhe o pequeno-almoço: uma cenoura. Sai para brincar e vê na floresta uma raposa adulta que caça um pássaro. Esse encontro vai perturbar as relações familiares da raposinha. 

 

Os Pássaros

Um motorista de camionete chega ao fim de uma estrada e abre a porta traseira do seu camião. De lá saem a voar um bando de pássaros. Todos menos um, pequeno e tímido, que parece não ter muita vontade de partir… 

 

Os Cinco Desajustados

Era uma vez cinco desajustados. O primeiro estava cheio de buracos. O segundo todo dobrado em dois, como uma carta. O terceiro era mole e dormia sem parar. O quarto era ao contrário, mãos no chão e pés no ar. E o quinto não se aproveitava nada, uma bola bizarra.

 

Flores de Papel

Como são floridas as memórias da nossa infância. Dois irmãos, já crescidos, entram numa casa cheia de detalhes de antigamente. As cores, os cheiros, as flores do papel de parede, tudo recordações de felicidade.

 

O Bacio do Hipopótamo

O hipopótamo descobre que tem um rabiosque bem grande. Os animais vêm da savana para o ver e dar a sua opinião. Mas como ninguém está de acordo, começa uma batalha de frutos podres. Tudo termina bem e cada rabinho encontra um bacio à medida. 

 

Diferenças

Um filme sobre os pensamentos e sentimentos de uma mãe que tem um filho com deficiência mental. Enquanto ela se move com ele no dia-a-dia, os seus sentimentos ambivalentes e a sua luta para o aceitar fazem-lhe frente.

 

O Hugo e o Holger

Hugo sempre quis ter um cãozinho. Um dia conhece Holger e o seu sonho concretiza-se. Mas afinal Holger não é um cão mas sim um elefante bebé. Um filme sobre a amizade e sobre o mundo de brincadeira e descoberta através dos olhos de uma criança.

 

Brincar às Escondidas

Por detrás de um jogo infantil, uma história sobre a percepção do tempo. Para ganhar o jogo, o menino torna-se num velho e a sua vida, um jogo de escondidas. Visões poéticas que surgem a partir de memórias de infância e tocam os adultos.

 

Quanto Pesa uma Nuvem?

Um cientista está ocupado a observar as nuvens. Conta quantas são, mede a distância destas ao solo, pesa a água de que elas são feitas. Mas de repente tudo muda, quando surge uma nuvem que não corresponde àquilo que registou.

 

Onda de Calor

No meio de uma onda de calor louco, duas crianças encontram uma maneira de refrescar toda a gente! Um divertido filme de stop motion, animado numa técnica híbrida de recortes, animação de volumes e marionetas.

 

A Linha

Fussel, o monstro simpático, vai numa viagem de aventuras. O objectivo? Descobrir o que está no final do cordão vermelho.   

 

A Folha

Um forte marinheiro recebe uma folha de Outono de uma menina. Isso lembra-lhe a sua casa. Tanto tempo desde que partiu, as saudades são muitas. O marinheiro apressa-se a regressar e ver os seus velhos pais. O que irá encontrar?

 

Jacob, Mimmi e os Cães Falantes

Jacob vive na cidade e sonha em ser arquitecto como o seu pai. Um dia, quando este tem de viajar em trabalho, Jacob vai passar uma semana com a prima Mimmi e o seu pai. Eles vivem num subúrbio da capital da Letónia, Riga. Lá tudo parece diferente e mais calmo. Quando as crianças percebem que o parque vai ser destruído e no seu lugar vão construir altos edifícios, vão tentar travar as obras. E recebem a preciosa ajuda de uma matilha de cães especiais.