Visionary Iraq

Um jovem português e a irmã adoptada, uma angolana, partem para a Operação de Libertação do Iraque. A mãe percebe que eles mantêm uma relação amorosa secreta. Fica a saber-se que o pai retira proveito de investimentos para o desenvolvimento de infraestruturas. No campo de batalha, eles têm que tomar uma decisão moral.

Visita Guiada

Todos os anos milhões de turistas visitam Portugal para descobrir o país, o seu povo e cultura. Muitos têm contacto com guias turísticos, que transmitem a história e a identidade nacional, ilustrando o modo como nos olhamos a nós próprios. Este filme é sobre o modo como essa identidade é construída e interpretada.

Wendy and Lucy

Wendy Carrol segue de carro para Ketchikan, Alasca, na esperança de um Verão de trabalho lucrativo numa fábrica de conservas de peixe, e de um novo começo de vida com a sua cadela, Lucy. Quando o carro avaria em Oregon, a débil estrutura da sua situação financeira desfaz-se e ela enfrenta uma série de terríveis decisões económicas. Em termos totalmente luminosos, “Wendy and Lucy” aborda questões de simpatia e generosidade na vida americana, revelando os limites e profundezas do dever das pessoas, umas com as outras, em tempos difíceis.

White Horse

Em Abril de 1986, Maxim Surkow foi evacuado para Kiev três dias depois da catástrofe de Chernobyl – juntamente com 48,000 habitantes de Pripjat. Agora procura traços da sua infância entre os edifícios de apartamentos de uma cidade fantasma.

Une nouvelle ère glacière

David e Eric, dois irmãos nos seus vinte anos, gerem “The Ranch”, o snack bar de um parque de campismo perdido entre as dunas de uma fabulosa praia da Normandia. Estamos no fim da estação, surfistas e turistas escasseiam. Dominado pela “inércia” geral, David e Bouclette (a instrutora do clube de póneis) tentam planear o período de época baixa e os meses que se aproximam. No entanto, Eric, o irmão mais velho, parece atormentado. Já está “noutra”. Certo dia, desaparece de vez.

Tony Manero

Um conto de obsessão ambientado em Santiago, no Chile, em 1978. Segue a personagem de um pobre e descarrilado imitador de John Travolta em “Saturday Night Fever”, que faz o que for preciso para ganhar um prémio pecuniário e o reconhecimento num concurso de dança-tipo-Travolta. Entretanto, ribombam tanques nas ruas da cidade enquanto o regime de Pinochet trava activistas anti-governamentais, incluindo os membros do grupo de dança deste homem.

The Blindness of the Woods

O filme desenvolve uma narrativa que combina a ingénua simplicidade dos contos de fadas com os filmes eróticos nórdicos dos anos 1970.

The Control Master

Numa tranquila Cidade de Similigravura, uma misteriosa heroína e um corajoso aliado enfrentam a derradeira ameaça.

Süt

Yusuf está indeciso sobre o seu futuro no campo. Escrever poesia é a sua grande paixão e alguns dos seus poemas começam a ser publicados em obscuros jornais literários. Mas por enquanto continua a trabalhar no negócio de leite da mãe viúva, de futuro não menos incerto. Ainda jovem e bela, Zehra mantém uma discreta relação com o chefe da estação. O relacionamento da mãe, e o facto de ter sido considerado inapto para o cumprimento do serviço militar devido a uma doença de infância, tornam Yusuf ainda mais ansioso sobre como saltar para a idade adulta.

The Pleasure of Being Robbed

Uma curiosa e perdida Eleonore procura qualquer coisa em todo o lado, mesmo nas malas dos estranhos que dão por si a sorrir tristemente assim que ela abandona as suas vidas. Devem-lhe os seus agradecimentos.

Snijeg

“A neve não cai para cobrir a montanha, mas para que todas as bestas nela deixem o seu rasto”. Bósnia, 1997. Seis mulheres, um avô, quatro raparigas e um rapazinho vivem em Slavno, uma aldeia isolada e devastada pela guerra. Os seus familiares e amigos foram mortos e nunca foram encontrados. Com as primeiras neves vem o isolamento total e risco de vida na aldeia. Os aldeãos enfrentam um dilema: se devem aceitar a oferta que lhes salvará as vidas, mas lhes destruirá as almas. Uma súbita tempestade encurrala dois empresários em Slavno, forçando-os a encarar um problema maior do que aquilo que esperavam – a verdade!

Solange on Love

Sonham com uma vida que a maioria de nós toma por garantida. Filmado no Chile ao longo de um ano, este filme poético segue duas mulheres chamadas Solange. Partilham o terreno comum da sua luta por estarem com a pessoa que amam, sobrevivendo às pressões e desafios do mundo exterior.

Serbis

O cenário desta história é uma sala de cinema de filmes pornográficos. É neste lugar que as personagens do filme ganham a vida, vivem as suas vidas e se decepcionam com os seus entes queridos. As personagens têm as mesmas experiências de vida de todos nós. Mas as actividades que lá decorrem são aquilo que geralmente designamos como “imorais”. A imoralidade tornou-se um modo de vida, ditada ou solicitada pela nossa necessidade de sobrevivência.

Short Term 12

Denim é o supervisor de um orfanato que alberga 15 crianças vítimas de abuso infantil e negligência. No interior dos portões de Short Term 12, todos os dias há lutas e constrangimentos e Denim sabe lidar com eles. Mas a sua vida pessoal fá-lo perceber que não está melhor do que os miúdos que tenta ajudar.

Smafuglar

“2 Birds” tem lugar durante uma esplendorosa noite de verão e segue um grupo de jovens adolescentes numa viagem da inocência à idade adulta. É um estudo delicado sobre o desejo, o amor e a compaixão que nos liga a todos e nos define como humanos, mesmo quando enfrentamos a mais difícil das escolhas.

Sangue Frio

Uma mulher chega a um velho silo e acaba por se envolver numa relação obsessiva com um espantalho.

Santos dos Últimos Dias

Andam aos pares de porta em porta e entram nas casas de quem os quer ouvir. Os Elderes e as Sisters, jovens missionários do movimento Mórmon, saem do seu país, estudam outra língua e outra cultura, absorvidos por esse espírito de missão. Aspiram ser os exemplos dos rapazes e raparigas perfeitos.

Seemannstreue

Esta animação muda não tem palavras apesar de ser baseada nelas, e desenvolve-se de acordo com o macabro e semi necrófilo poema Seemannstreue de Joachim Ringelnatz, no qual a primeira pessoa do narrador fala de como sepultou a sua falecida noiva na terra gelada, desenterrando-a em seguida, e por aí fora.