23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

A Escuta

Inês Oliveira

Portugal
Documentário, 2022, 55'

Um filme dedicado à carreira do violinista, improvisador, instrumentista e compositor Carlos “Zingaro”, um dos nomes mais importantes da música experimental portuguesa, bem como uma das grandes figuras da música improvisada europeia.

Mergulho nas águas profundas de um artista multidisciplinar e inconformado que se dedicou, desde a primeira juventude, à experimentação e a “estéticas falíveis”, na sua própria definição. Pioneiro, em Portugal, da música improvisada. O artista é filmado em acção, num espaço abstrato e num tempo suspenso. Nos intervalos das suas actuações somos levados, pelo grão da sua voz, a incursar nos labirintos da sua memória, sem filtros nem rodeios. Ao retratar-se, Carlos “Zíngaro” retrata também um país em várias épocas.

IndieMusic

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Mundial
TÍTULO ORIGINAL
A Escuta
DIÁLOGO
Português (PT)
LEGENDAS
Inglês
ARGUMENTO
Inês Oliveira
ELENCO
Carlos Zíngaro
FOTOGRAFIA
Paulo Menezes
SOM
Paulo Abelho, Hugo Leitão
MONTAGEM
Inês Oliveira, Rui Pedro Mourão
PRODUTOR
Inês Oliveira, Alexandre Oliveira
PRODUÇÃO
Ar de Filmes

BIO

Nasceu em 1976, Lisboa. Desde 2003 que a sua actividade principal é a escrita de argumento e realização cinematográfica: “O Nome e o N.I.M.” (curta, 2003), “Comer o Coração de Rui Chafes e Vera Mantero” (doc., 2005), “Cinerama” (longa, 2009), “Bobô” (lonha, 2013), “Vira Chudnenko” (documentário, 2017), “O Sapo e a Rapariga” (curta, 2019), “A Escuta” (doc., 2022). Os seus filmes têm sido premiados e exibidos em dezenas de festivais internacionais como TIFF- Toronto, Nouveau Cinemas Nouveau Medias, Angers, Torino FF, Mostra de São Paulo, DocLisboa, Vila do Conde, IndieLisboa.

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO