Invest in Failure (Notes on Film 06-C, Monologue 03)

Norbert Pfaffenbichler retoma a série de títulos “Notes on Film” centrados em actores famosos de Hollywood, depois de termos exibido “Conference” sobre a representação de Hitler no cinema, “A Masque of Madness” sobre Boris Karloff, “Mosaik Mécanique” sobre a comédia slapstick e “A Messenger From The Shadows” sobre Lon Chaney. “Invest in Failure” propõe uma original abordagem à persona cinematográfica de James Mason a partir de excertos dos cerca de 160 títulos do actor. Em filmes menos e mais conhecidos, Mason foi sempre Mason, na tese de Pfaffenbichler. (a partir do texto da Cinemateca Portuguesa)

A Messenger From The Shadows (Notes on Film 06 A/Monologue 01)

O Homem das Mil Faces, o actor do cinema mudo de terror Lon Chaney, é a estrela de A Messenger From The Shadows filme experimental que recupera imagens de de 46 dos cerca de 200 filmes em que participou e que sobreviveram até hoje. Além de actor, foi realizador e caracterizador. Filho de pais surdos-mudos, a pantomina e a expressividade fizeram parte da sua vida desde cedo e acabou por se tornar o mestre do disfarce. O realizador presta tributo à sua arte e ao poder do cinema mudo. As histórias aterrorizantes destas personagens perdidas, entre sombras e escuridão, voltam a ganhar vida e a atmosfera do filme é como um pesadelo-homenagem. Numa verdadeira anatomia do género, Chaney ganha vida num novo filme que reúne as várias personagens grotescas que interpretou.

Mosaik Mécanique

Todos os planos da comédia slapstick A Film Johnnie (EUA, 1914) são simultaneamente mostrados numa grelha simétrica, um após o outro. Cada cena, de um corte a outro, do primeiro ao último fotograma, está em loop. O resultado produz uma cadência visual poli-rítmica, dada a duração variada dos planos. A duração total deste filme em mosaico corresponde exactamente à do original.

A Masque of Madness (Notes on Film 06-B, Monologue 02)

Apresentado no IndieLisboa o ano passado, com a exibição de Messenger From The Shadows (Notes On Film 06 A/Monologue 01), em tributo a Lon Chaney, Norbert Pfaffenbichler prossegue a sua série Notes on Film com um filme centrado noutro dos mais famosos actores de Hollywood, Boris Karloff. A Masque Of Madness compõe-se a partir de planos de Karloff vindos do seu trabalho em televisão e cinema. Nesta longa metragem experimental, o actor britânico Boris Karloff (1887-1969) encarna aproximadamente 170 personagens diferentes. Uma carreira de actor que atravessa 50 anos (1919-1969) é compactada num único filme. O protagonista experimenta uma esquizofrénica viagem de terror na qual se confronta apenas com versões de si mesmo em diferentes máscaras, diferentes idades, diferentes géneros e raças. (‚Ķ) Conceptual com características de pesadelo, este filme é uma homenagem a um grande actor e também uma estranha lição de história do cinema (Norbert Pfaffenbichler).

CONFERENCE notes on film 05

Sessenta e cinco actores que retratam Hitler fazem a sua aparição em Conference. Notes on Film 05, mas o original nunca é visto. Todos os Hitlers de Conference são posteriores aos anos 1940, e Norbert Pfaffenbichler filmou-os em Super 8mm e a preto e branco a partir de um monitor para que combinassem. (Olaf Moller)