Martin pleure

 Recorrendo ao jogo de vídeo ‘Grand Theft Auto V’, acompanhamos Martin (um hooligan sentimental), numa onda de violência tintada de solidão e desespero: “Martin pleure” (IndieLisboa 2017).

Notre heritage

“Notre héritage” reflecte sobre o peso da descendência: Lucas é filho de um conhecido pornógrafo e a sua relação com o pai faz-se através dos seus abusivos filmes. É possível amar sem emoção?

Tant qu’il nous reste des fusils à pompe

Em “Tant qu’il nous reste des fusils à pompe”, o ar escalda, as ruas esvaziam-se, as palmeiras amarelecem, as caçadeiras choram e Joshua deseja morrer. Mas há um irmão que precisa de companhia e um gang chamado Iceberg (vencedor do Urso de Ouro).

We

O mar. Comida. Fogo.

Prince, puissance, souvenirs

Num ginásio escolar um príncipe das trevas treina os seus discípulos, com pés-de-cabra em riste, em como melhor agredir os seus inimigos. “Prince, puissance, souvenirs” é uma ode à violência e ao tempo passado com os amigos.

Play

Num quarto um rapaz recorda o seu vizinho. Chamava-se Gilles, fazia tuning, jogava futebol e ping-pong, reparava computadores e matou-se no outro dia. Em “Play” já não há com quem brincar.

Notre amour est assez puissant

Com base em vídeo-jogos de first person shooter como ‘DOOM’, “Notre amour est assez puissant” é uma paródia tão violenta quanto romântica com inspiração no cinema de Apichatpong Weerasethakul.

Jessica Forever

Recentemente a revista Cahiers du cinèma publicou um manifesto assinado por Bertrand Mandico, Yann Gonzalez e pela dupla Vinel & Poggi. Intitula-se ‘Flamme’ e defende «Um cinema para sonhadores que suam, monstros que choram e crianças que ardem.» “Jessica Forever” queima nesse romantismo violento: num futuro distópico onde jovens sanguinários formam uma família matriarcal revestida a coletes antibala e amor. Uma primeira longa que é o culminar do trabalho da dupla nas curtas (venceram o Urso de Ouro em 2014) – as quais podem ser (re)vistas este ano no Foco Silvestre.

A.B.

“A.B.” são as iniciais de Ashlynn Brooke, uma das mais conceituadas actrizes porno da actualidade, e este é um retrato imaginário dos seus desejos.

After School Knife Fight

‘Knife Fight’ é o nome da banda dos adolescentes Laëtitia, Roca, Nico e Naël, mas Laëtitia irá em breve estudar para longe. Antes disso, um último ensaio e um último adeus, para afastar a chegada da idade adulta (estreado na Semana da Crítica do Festival de Cannes).

Martin pleure

Recorrendo ao jogo de vídeo Grand Theft Auto V, acompanhamos Martin (um hooligan sentimental), numa onda de violência tintada de solidão e desespero: Martin pleure.