The Beach Bum

A combinação só podia ser explosiva: Matthew McConaughey, Snoop Dogg e Zac Efron no novo filme de Harmony Korine (“Mister Lonely” e “Spring Breakers”, IndieLisboa 2008 e 2013). Inspirado pelo consumo contínuo de canábis e rum, Moondog é um esdrúxulo e milionário escritor alucinado. Algures entre o The Dude do “The Big Lebowski” e a figura de Charles Bukowski, vagueia pelas praias quentes da Califórnia com a sua cabeleira loura, as camisas havaianas e uma máquina de escrever, vivendo ao máximo para depois destilar essa experiência num soneto. A literatura nunca deu tanto gozo.

Spring Breakers

Há 15 anos, numa entrevista a David Letterman, Korine dizia, a propósito de Gummo e do seu cinema, que o que gostava de ver nos filmes eram imagens a virem de todos os lados”. Uma tradição à qual se manteve fiel e que explode logo no primeiro plano de Spring Breakers, num banho de cor e de pele tão electrizante como a música de Skrillex que o acompanha. E não é só por isso que Harmony Korine é o mestre das combinações improváveis. Nas mãos deste realizador, todos os adolescentes são seres estranhos com uma forte atracção pelo abismo. O que desconcerta ainda mais aqui é que Korine tenha agarrado em três estrelas pop do universo televisivo infanto-juvenil e as tenha transformado em mercenárias da vontade de James Franco, num brilhante cliché do drug dealer hiper-sedutor. Se é para fazer uma viagem de finalistas, então que seja épica. (M. M.)

Mister Lonely

Um imitador de Michael Jackson vive sozinho em Paris, onde faz espectáculos de rua. Numa das suas representações num lar de idosos apaixona-se por uma bela sósia de Marilyn Monroe, que lhe sugere mudar-se para uma comunidade de imitadores nas Terras Altas. No castelo de praia, Michael depara com a preparação da primeira das galas da comunidade onde todos se encontram – Abe Lincoln, Little Red Riding Hood, os Three Stooges, os Queen, o Papa, Madonna, Buckwheat, Sammy Davis Jr‚Ķe também a filha de Marilyn, Shirley Temple, e o seu possessivo marido, Charlie Chaplin.