O festival

Desde 2004 que cidade e público recebem o festival de braços abertos. Todos os anos, durante 11 dias, o IndieLisboa mostra mais de 270 filmes de todos os géneros, recebendo cerca de 35.000 espectadores e mais de 400 profissionais.

Competição Internacional

Secção composta por primeiras, segundas e terceiras obras nunca antes mostradas publicamente em Portugal. Foram finalizadas no ano em que decorre o festival ou
no ano anterior. Nesta secção concorrem longas e curtas metragens (em programas separados).

Competição Nacional

A Competição Nacional reúne longas e curtas metragens portuguesas que têm, na sua maioria, a primeira apresentação mundial no IndieLisboa.

Silvestre

Mostrando obras de jovens cineastas e autores consagrados, esta secção encontra na singularidade a sua norma. Mostramos, sob a asa de Silvestre, obras que rejeitem fórmulas consagradas, que despertem novas linguagens e cuja rebeldia espelhe o espírito do festival.

Novíssimos

Secção competitiva constituída por um conjunto de filmes de jovens cineastas que estão a dar os seus primeiros passos. Alguns realizaram o seu filme em contexto escolar, outros foram destemidos ao ponto de realizarem sozinhos uma primeira obra, independentemente de qualquer apoio. Portugal continua a afirmar novas vozes no contexto cinematográfico que querermos apoiar e mostrar.

IndieJúnior

Esta secção fundamental do IndieLisboa é dedicada aos espectadores mais novos. O IndieJúnior visa contribuir para a formação estético-cultural de crianças e jovens através de uma experiência artística e lúdica diferenciada do seu habitual consumo de imagens em movimento, seja na televisão ou no circuito de cinema comercial. A programação de filmes é complementada por um conjunto de ateliês, actividades culturais e espaços de criação pensados para os mais pequenos, as famílias e as escolas.

Herói Independente

Secção retrospectiva dedicada a homenagear figuras nacionais ou internacionais cuja obra tenha contribuído de forma significativa para o enriquecimento do cinema contemporâneo.

IndieMusic

A ligação entre o cinema e a música está no epicentro desta secção competitiva. No IndieMusic abraçamos filmes sobre músicos e bandas de todo o mundo, mergulhando não raras vezes nos contextos históricos, políticos e sociais que acompanham as movimentações musicais. Estas pequenas revoluções encontram um espelho no programa nocturno de concertos e festas, o IndiebyNight.

Director’s Cut

Filmes novos que mergulham na memória do cinema como sua principal inspiração e matéria-prima e filmes que retrabalham o património visual cinematográfico. A secção desdobra-se num Director’s Cut Em Contexto, apresentando as obras nos quais o património dos que fizeram a história do cinema se materializou.

Boca do Inferno

Nesta secção programam-se obras que rasgam fronteiras de registo e temas, sem tabus. São programados filmes desconcertantes, temas fracturantes, obras que serão melhor compreendidas (e digeridas) sob o signo da meia-noite.

Sessões Especiais

Estão programados nesta secção o filme de abertura, o filme de encerramento e outras estreias e programas temáticos relativos à edição.

IndieByNight

O IndieLisboa não acaba nas secções. Durante todos os dias do festival acontecem as festas temáticas oficiais conhecidas como IndieByNight, sempre com temas relacionados aos filmes do IndieMusic. Na última edição (2018), o local escolhido para receber as festas foi a Casa Independente.

LisbonTalks

Mais conhecidas como LisbonTalks, as actividades paralelas do IndieLisboa, que incluem masterclassestalks, encontros e aulas, são um espaço aberto à discussão crítica, reflexão, aprendizagem e reformulação de ideias, à volta das práticas cinematográficas e do meio profissional português e internacional.