Sobre o IndieJúnior

IndieJúnior

O IndieJúnior é uma secção do IndieLisboa (Festival Internacional de Cinema Independente) dedicada aos mais novos e que visa contribuir para a formação estético-cultural das crianças e jovens através de uma experiência artística e lúdica. É constituída essencialmente por sessões de cinema que incluem filmes de todo o mundo, em registos como a animação, documentário e ficção, e que possui duas vertentes principais: o IndieJúnior Famílias e o IndieJúnior Escolas. A programação das sessões é feita criteriosamente tendo em conta a idade das crianças às quais se destina.

Equipa IndieJúnior
Irina Raimundo, Jéssica Pestana
escolas@indiejunior.com
+351 966 972 870

Destinatários

O IndieJúnior é dirigido a todas as crianças e jovens dos 3 aos 15 anos com sessões organizadas em dois grupos – Famílias e Escolas – programadas para faixas etários segmentadas: +3 anos, +6 anos, +9 anos, +12 anos e +15 anos.

Famílias: as sessões famílias são realizadas especificamente durante os feriados e fins-de-semana e todas incluem apresentação. O seu principal objectivo é unir pais e filhos em torno de uma actividade comum que enriqueça ambas as partes e contribua para o aprofundamento dos laços afectivos. A programação é constituída pelas melhores curtas e longas metragens da competição IndieJúnior.

Escolas: o IndieJúnior dirigido às escolas é composto por várias sessões destinadas ao ensino pré-escolar, primeiro, segundo e terceiro ciclo.

Edição 2020

Uma edição que celebra parcerias que nos levam ao mundo dos livros, o regresso ao encontro com jovens programadores, sessões especiais, um filme-debate sobre questões de género, oficinas, uma festa em família e muitos destinos, das praias quentes da Grécia até ao céu e mais além!

Seguimos numa volta ao mundo com mais de 30 filmes em competição numa mostra do que melhor se faz actualmente para crianças e jovens. Alguns destes filmes foram escolhidos por alunos entre os 10 e os 15 anos, no âmbito da iniciativa “Eu Programo um Festival de Cinema”. As escolas participantes desta edição foram a Escola Básica Marquesa de Alorna e ES 2,3 D. Filipa de Lencastre.

Este ano com a edição a acontecer no Verão teremos duas sessões de cinema ao ar livre, uma sessão de curtas dedicada à família e uma sessão com uma longa-metragem – Jacob, Mimmi e os Cães Falantes, uma aventura que promete salvar um parque local no subúrbio histórico de Riga, palco de grandes brincadeiras.

Entre os dias 25 de Agosto e 5 de Setembro voltamos à grande festa do cinema, propondo um mundo cheio de ideias projectadas no grande ecrã. Senta-te confortavelmente na sala de cinema, aperta o cinto, vamos viajar!