Sobre a secção

IndieJúnior

O IndieJúnior é uma secção do IndieLisboa (Festival Internacional de Cinema Independente) dedicada aos mais novos e que visa contribuir para a formação estético-cultural das crianças e jovens através de uma experiência artística e lúdica. É constituída essencialmente por sessões de cinema que incluem filmes de todo o mundo, em registos como a animação, documentário e ficção, e que possui duas vertentes principais: o IndieJúnior Famílias e o IndieJúnior Escolas. A programação das sessões é feita criteriosamente tendo em conta a idade das crianças às quais se destina.

Equipa IndieJúnior
Irina Raimundo, Jéssica Pestana, Daniela Cardoso, Maria João Malheiro (assistente)
escolas@indiejunior.com
+351 966 972 870

Destinatários

O IndieJúnior é dirigido a todas as crianças e jovens dos 3 aos 15 anos com sessões organizadas em dois grupos – Famílias e Escolas – programadas para faixas etários segmentadas: +3 anos, +6 anos, +9 anos, +12 anos e +15 anos.

Famílias: as sessões famílias são realizadas especificamente durante os feriados e fins-de-semana e todas incluem apresentação. O seu principal objectivo é unir pais e filhos em torno de uma actividade comum que enriqueça ambas as partes e contribua para o aprofundamento dos laços afectivos. A programação é constituída pelas melhores curtas e longas metragens da competição IndieJúnior.

Escolas: o IndieJúnior dirigido às escolas é composto por várias sessões destinadas ao ensino pré-escolar, primeiro, segundo e terceiro ciclo.

Edição 2019

Em 2019 o IndieJúnior apresenta uma programação muito diversificada com sessões especiais de cinema, oficinas e eventos para toda a família onde estão garantidos muitos mergulhos. Mergulhos frescos, arriscados e divertidos para pequenos e grandes, pois o IndieJúnior é para todos! Os maiores e mais espectaculares acontecerão nas salas de cinema.

O Mundo Animado – Cine-concerto com a Casa da Música será um dos momentos a não perder. Estão garantidos todos os ingredientes para ser inesquecível: de um lado a música original, a cargo de três músicos residentes da Serviço Educativo da Casa da Música: António Serginho, Óscar Rodrigues e Pedro Cardoso (Peixe), do outro dois filmes de dois dos grandes heróis do cinema mudo – Charlie Chaplin e Buster Keaton. Destaque ainda para o programa especial A Polónia é uma Animação!, oportunidade única para conhecer ou redescobrir a animação que se fazia nos anos 60 naquele país, em contraponto com as varia- das sessões de curtas recentes que se apresentam em competição.

A programação teve este ano o contributo dos alunos de uma turma do 9.º ano do Colégio Moderno e de duas turmas do 6.o ano da Escola Luís Madureira, no âmbito da actividade educativa Eu Programo um Festival de Cinema. As curtas escolhidas integram, respectivamente, as sessões Em Rota de Transformação (+ 12 anos /3.o ciclo) e Coisas que Acontecem (+10 anos/ 2.o ciclo). Estes alunos vão marcar presença no festival para partilhar com os espectadores a sua experiência sobre este projecto.

Nas actividades paralelas, são várias as oficinas, desde a oficina Som, Vamos ao Cinema? (6 aos 10 anos), onde os participantes experimentam dar som ao filme O Carro Bebé (um dos filmes polacos que programamos), às oficinas desenhadas pelos artistas da Casa Nic e Inês ou a oficina Sair da Caixa! – uma cine-oficina de movimento para pais e filhos, que tem como ponto de partida o filme de ficção A Saia do Adão.

No último fim de semana, e porque queremos celebrar os amigos e família, propomos programa duplo: uma sessão de curtas com locução ao vivo, Algures entre o Céu e a Terra, para toda a família (11 de Maio, 15h00, Culturgest Grande Auditório), logo seguida por um Piquenique na Relva dia 11 de Maio às 16h00, no Jardim da Biblioteca Palácio Galveias, um evento cheio de actividades ao ar livre (oficinas a cargo da Escola Artística António Arroio e da Casa Nic e Inês, música ao vivo em parceria com a Orquestra Metropolitana de Lisboa), de entrada gratuita e para todas as idades.