23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

IndieMusic 2022: de Cesária Évora a Patti Smith, de Lou Reed aos Telectu

O IndieMusic está de volta com uma selecção de filmes que fazem a ponte entre a música e o cinema e o espectro não podia ser mais vasto: temos filmes sobre divas mainstream, heróis do underground, lendas das pistas de dança. Para ver de 28 de abril a 8 de maio.

 

A abrir a competição, Cesária Évora, de Ana Sofia Fonseca. Nome maior da morna, a diva cabo-verdiana é um exemplo de quem lutou toda a vida contra preconceitos. Através da cantora, o documentário cruza vários contextos sociais e políticos. Do Mindelo para Nova Iorque: Patti Smith, Electric Poet, de Anne Cutaia & Sophie Peyrard. 50 anos de carreira, apenas um hit e zero vontade de jogar pelo seguro. Ainda em NY, Songs For Drella, performance de Lou Reed e John Cale captada em 1991 por Ed Lachman, que mostramos em versão restaurada. O filme-concerto do duo ex-Velvet Underground acompanha o disco com o mesmo título, baseado numa série de peças inspiradas pelo mentor de ambos, Andy Warhol. Mais jovem mas igualmente icónica, Courtney Barnett é o foco de Anonymous Club, a antítese de uma biografia rock de Danny Cohen. O filme mostra uma cantautora enigmática, uma reclusa a lidar com a aclamação do público. Em Nothing Compares, focado especialmente no período entre 1987, ano em que Sinéad O’Connor editou o seu disco de estreia, e 1992, quando rasgou uma fotografia do Papa João Paulo II em directo no SNL, Kathryn Ferguson traça um paralelismo entre a carreira da cantora e o passado turbulento da Irlanda onde nasceu. Rewind and Play, de Alain Gomis, parte de uma entrevista de Thelonious Monk à televisão francesa em 1969 para mostrar um homem em luta constante, tanto contra os preconceitos como contra as expectativas construídas em torno da sua música e da sua identidade.

Do palco para as pistas, Italo Disco. The Sparkling Sound of the 80s, de Alessandro Melazzini, leva-nos para a música de Sabrina e La Bionda e o imaginário muito particular do Italo Disco, com os seus ritmos 4/4 agressivos e sintetizadores eufóricos. Na pista, mas num recanto mais escuro, Laurent Garnier: Off the Record, de Gabin Rivoire, traça a longa carreira do DJ e produtor francês, um dos maiores nomes da explosão house dos anos 90. Mais recente mas não menos dançável, Batida Apresenta: The Almost Perfect Dj, de Pedro Coquenão, uma curta baseada na performance com o mesmo título. Ainda na música electrónica mas agora numa toada muito mais experimental, os Telectu de Vítor Rua e Jorge Lima Barreto aterram no IndieMusic com Sonosfera Telectu, em estreia mundial e realizado por Carlos Mendes, Ilda Teresa Castro, Vasco Bação, e pelo próprio Vítor Rua. O filme acompanha de forma imersiva a vida na estrada do duo vanguardista, durante os anos 80, 90 e 2000. Continuamos na música exploratória com A Escuta, de Inês Oliveira, também em estreia mundial, que acompanha um dos nomes mais importantes da música experimental portuguesa, o violinista Carlos “Zingaro”, que também actua no dia de exibição, na Culturgest. Na música experimental mas mais underground, Alexandra Cabral & Ian Svenonius, o antigo vocalista dos míticos The Make-up e Nation of Ulysses, exploram o cinema conceptual com The Lost Record. O filme pensa a ideia da obra de arte enquanto catalisador de mudança revolucionária e a capacidade que a obra tem de se tornar golem ou Frankenstein, algo que o próprio criador já não controla. Ainda no âmbito do IndieLisboa, a dupla actua no Musicbox com o projecto Escape-ism, a 6 de maio, e os bilhetes já estão disponíveis. Por fim, Love, Deutschmarks and Death, de Cem Kaya, documenta a desconhecida cena musical resultante da emigração turca para a Alemanha, perpetuada ainda pelos netos dessa primeira vaga de emigrantes.

Muita música para descobrir nesta série de filmes, que é o primeiro avanço desta secção. O júri desta edição é composto pelo radialista Ricardo Mariano, da Rádio SBSR, a artista visual e compositora Diana Policarpo e Francisca Salema, também conhecida por Sallim, artista multidisciplinar que associamos à editora lisboeta Cafetra, com quem editou dois discos a solo. Esta é a décima nona edição do IndieLisboa, que decorre de 28 de abril a 8 de maio.

 

A playlist IndieMusic 2022 já está disponível no Spotify para abrir o apetite para o que aí vem:

 

A lista completa dos filmes IndieMusic 2022:

Anonymous Club, de Danny Cohen
Batida Apresenta: The Almost Perfect Dj, de Pedro Coquenão
Cesária Évora, de Ana Sofia Fonseca
A Escuta, de Inês Oliveira
Italo Disco. The sparkling sound of the 80s, de Alessandro Melazzini
Laurent Garnier: Off the Record, de Gabin Rivoire
The Lost Record, de Alexandra Cabral e Ian F Svenonius
Love, Deutschmarks and Death, de Cem Kaya
Nothing Compares, de Kathryn Ferguson
Patti Smith, Electric poet, de Anne Cutaia e Sophie Peyrard
Rewind and Play, de Alain Gomis
Songs for Drella, de Ed Lachman
Sonosfera Telectu, de Vasco Bação, Vítor Rua e Ilda Teresa Castro

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