23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Forest – I See You Everywhere

Bence Fliegauf

Hungria
Ficção, 2021, 112'

Uma sequela espiritual do seu filme anterior, Forest, um drama feito com pouquíssimo dinheiro, ocupado por actores amadores e personagens com diferentes relações em crise, compostos numa série de vinhetas. Aqui, vemos um retorno ao estilo e ao género, com novas personagens num ambiente igualmente claustrofóbico, onde Fliegauf explora temas como o abuso, o trauma, a perda e a vingança.

Fazer um filme em episódios que não pareça um conjunto aleatório de curtas-metragens não é tarefa fácil. Mas é exactamente o que fez o cineasta húngaro Bence Fliegauf, que em 2003 nos tinha presenteado com o omnibus Forest e que agora elevou de novo a fasquia. Esta sequela claustrofóbica estreou na competição principal do Festival de Berlim. A câmara fecha-se sobre as personagens e está atenta aos mínimos detalhes. Tem momentos furtivos, como se espiasse à distância, mas tem outras cenas de grande intimidade como se fosse um amigo convidado a estar presente nalgum momento para testemunhar ou para julgar. A intensidade dramática de algumas das histórias é tal (estamos no território da dor e do abuso) que quando passamos para o episódio seguinte o anterior não nos larga e tentamos a todo o custo fazer ligações entre eles. E esses laços invisíveis são parte de um quotidiano que poderia ser o nosso; sem nada de extraordinário por um lado, com uma importância capital por outro. O desassossego passa por aqui. (Miguel Valverde)

Silvestre

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
Rengeteg – mindenhol látlak
DIÁLOGO
Húngaro
ARGUMENTO
Bence Fliegauf
ELENCO
Eliza Sodró, Felícián Keresztes, Eszter Balla, János Fliegauf, Péter Fancsikai, Mihály Víg, Ági Gubik, Natasa Kovalik, Zoltán Pintér, Juli Jakab, László Cziffer, Zsolt Végh, Lilla Kizlinger, Laura Podlovics, István Lénárt, Terence Gábor Gelencsér
FOTOGRAFIA
Mátyás Gyuricza, Ákos Nyoszoli
SOM
Tamás Beke
MONTAGEM
Wanda Kiss, Dávid Kovács, Terence Gábor Gelencsér
PRODUTOR
Monika Mécs, Ernő Mesterházy, Bence Fliegauf

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO