Competição Internacional
A Competição Internacional do IndieLisboa é composta por primeiras, segundas e terceiras obras nunca antes mostradas publicamente em Portugal. Foram finalizadas no ano em que decorre o festival ou no ano anterior. Nesta secção, concorrem longas e curtas metragens (em programas separados) de ficção, animação, documentário e filmes experimentais.

Competição Nacional
A Competição Nacional reúne longas e curtas metragens portuguesas que têm, na sua maioria, a primeira apresentação mundial no IndieLisboa.

Silvestre
Reúne obras de jovens cineastas e autores consagrados, fazendo da singularidade a sua norma. Procuramos mostrar, sob a asa de Silvestre, extraordinárias obras cuja rebeldia espelhe o espírito do festival.

Novíssimos
A secção competitiva Novíssimos é constituída por um conjunto de filmes de jovens cineastas que estão a dar os seus primeiros passos. Alguns realizaram o seu filme em contexto escolar, outros foram destemidos ao ponto de realizarem sozinhos a sua primeira obra, independentemente de qualquer apoio. Portugal continua a afirmar novas vozes no contexto cinematográfico que querermos defender, apoiar e mostrar.

IndieJúnior
Esta secção fundamental do IndieLisboa é dedicada aos espectadores mais novos. O IndieJúnior visa contribuir para a formação estético-cultural de crianças e jovens através de uma experiência artística e lúdica diferenciada do seu habitual consumo de imagens em movimento, seja na televisão ou no circuito de cinema comercial.

Herói Independente
Secção retrospectiva dedicada a homenagear figuras nacionais ou internacionais cuja obra tenha contribuído de forma significativa para o enriquecimento do cinema contemporâneo.

IndieMusic
A música é o epicentro da programação IndieMusic. A secção mostra documentários ou filmes-concerto sobre artistas e bandas de culto de todo o mundo.

Director’s Cut
Filmes novos que mergulham na memória do cinema como sua principal inspiração e matéria-prima, incluindo documentários sobre realizadores e actores de culto, e filmes experimentais que retrabalham o património visual cinematográfico.

Boca do Inferno
Boca do Inferno nasceu de forma inesperada e esculpiu sozinha o seu lugar no festival. Os filmes aqui mostrados marcham sem medo à beira do precipício, em festivas demonstrações de desafio.

Sessões Especiais
As sessões especiais incluem estreias portuguesas e internacionais e programas temáticos.