A Associação

A IndieLisboa – Associação Cultural é uma instituição sem fins lucrativos que surgiu para ocupar um vazio que dominava até então as salas de cinema: mostrar ao público filmes inacessíveis de outra forma, por não estarem disponíveis nos chamados circuitos comerciais de distribuição. Desde a sua fundação em 2002 que a IndieLisboa cria projectos de programação e divulgação de cinema originais, propostas que incluem obras de autores consagrados menos conhecidos do grande público e surpreendentes obras de novos cineastas.

Através do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente, da Portugal Film, das Lisbon Screenings, de mostras internacionais de cinema português, da edição do DVD Curtas Metragens FNAC, do Fundo de Apoio ao Cinema e do seu serviço educativo, entre outras iniciativas, a associação faz a promoção da produção cinematográfica nacional, alargando a visibilidade dos filmes portugueses ao público e aos profissionais portugueses e internacionais.

Actividades

IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema

Desde 2004 que cidade e público recebem o festival de braços abertos. Todos os anos, durante 11 dias, o IndieLisboa mostra mais de 250 filmes de todos os géneros, recebendo cerca de 30.000 espectadores e mais de 400 profissionais.
www.indielisboa.com

Portugal Film

Agência de promoção e internacionalização do cinema português. Este projecto comunica e divulga a produção de cinema nacional numa estratégia e linguagem coerentes, trabalhando diferentes interlocutores – festivais e mostras internacionais, distribuidoras e exibidoras internacionais, cinematecas, institutos culturais e imprensa especializada – e a especificidade de cada filme.
www.portugalfilm.org

Mostras de cinema

Entre outros programas, foram organizadas, em Portugal, a Festa do Cinema Romeno, as retrospectivas Sergei Loznitsa e Brillante Mendoza, a Mostra Visões do Sul e as mostras CineCidade (em parceria com a EGEAC). Associação fez também programas em parceria com a Semana dos Realizadores do Rio de Janeiro; o Panorama Internacional Coisa de Cinema (Salvador da Baía), a The Portuguese Conspiracy em (Londres), o International Short Film Festival In the Palace (Bulgária), o Festival Janela Internacional de Cinema do Recife, o Festival Internacional de Cinema de Sevilha, o Transylvanian Film Festival (Roménia), o Curta Cinema – Festival de Curtas Metragens do Rio de Janeiro, o Kino Mozi (Budapeste), o Kino Muranow (Varsóvia) e o Kino pod Baranami (Cracóvia).

Foram ainda organizados programas com parceiros e instituições internacionais, como: “Cinema Português – Hipóteses para um Futuro” em Barcelona e na Corunha, extensões do IndieLisboa em Cracóvia (Polónia), Budapeste (Hungria), com o Hors Pistes/Centre George Pompidou (França),  o Kino Lab/Centro de Arte Contemporânea (Varsóvia, Polónia), o Centro Galego Artes da Imaxe (Corunha, Espanha), a Kinoteka (Ljubljana, Eslovénia) e o Kaohsiung Film Festival, em Taiwan. Também o IndieLisboa Days, outro programa organizado regularmente ao longo da última década, marcou presença em Berlim, Istambul, Liubliana, Buenos Aires, Mar del Plata, Bratislava, Amesterdão, Copenhaga, São Petersburgo, Provincetown, Paris e Bucareste. A Cinemateca Paixão, em Macau, tem também sido parceira regular da associação na organização de mostras de cinema português.