Sobre a secção

Cinema do IndieLisboa para os mais novos

Em 2018, o IndieJúnior vai saltitar pela cidade, entre o Cinema Ideal, a Culturgest, Biblioteca Palácio Galveias e o Cinema São Jorge, com muitos filmes e dias cheios de propostas maravilhosas. Uma festa do cinema para si. Apresentamos uma programação diversificada, com cerca de 50 filmes em competição, onde o voto do público é soberano, sessões especiais de cinema, oficinas e eventos para toda a família. Destacamos Strá…tum…pschh, dois bateristas dão som aos filmes, no dia 28 de Abril, na Culturgest, uma sessão única na qual as imagens das curtas metragens ganham vida ao ritmo de dois bateristas excepcionais, Quim Albergaria e Ricardo Martins.

Pensamos as nossas oficinas como um prolongamento da programação de cinema. Na oficina O teu “animanimal”, a realizadora alemã Julia Ocker, que já nos habituou aos seus filmes incríveis e cheios de animais (como Zebra em 2016, Lobo em 2017 e agora o Pinguim), vem a Lisboa partilhar com os mais pequenos de onde vêm as ideias para os seus filmes, tão simples e, ao mesmo tempo, tão divertidos. Numa cine-oficina, a bailarina e coreógrafa Yola Pinto vai propor, a partir do filme Coisas e Maravilhas 2022, uma imersão no trabalho da artista plástica Anne Vasof, com exercícios de corpo para toda a família. Nas outras três oficinas orientadas pela Volta Fica (oficina criativa), parceira deste ano do IndieJúnior, desenham-se outras pontes para outros filmes da programação.

E como já vem sendo hábito na programação, teremos um momento de festarola para os mais pequenos, os mais velhos e os de todas as idades. Na rua coberta da Culturgest montaremos, no dia 5 de Maio, a partir das 16h00, e logo a seguir à sessão de curtas para todas as idades Tu cá tu lá, um Bailarico! Uma matiné dançante para esticar os braços e as pernas num baile à moda antiga, com cocktails coloridos para refrescar a tarde. Uma oportunidade para estarmos todos juntos… e a dançar! A entrada é gratuita.

De 27 de Abril a 6 de Maio há ainda um filme para pequeníssimos espectadores de Jacques Rozier (um dos Heróis Independentes da edição deste ano do IndieLisboa), inúmeras estreias em Portugal, obras que passaram nos principais festivais internacionais de cinema, animação nos foyers com alunos do Conservatório de música, a sessão Eu programo um festival de cinema, com as escolhas da turma do 9.ºE da Escola D. Filipa de Lencastre, e mais, muito mais para ver.

IndieJúnior

O IndieJúnior é uma secção do IndieLisboa (Festival Internacional de Cinema Independente) dedicada aos mais novos e que visa contribuir para a formação estético-cultural das crianças e jovens através de uma experiência artística e lúdica. É constituída essencialmente por sessões de cinema que incluem filmes de todo o mundo, em registos como a animação, documentário e ficção, e que possui duas vertentes principais: o IndieJúnior Famílias e o IndieJúnior Escolas. A programação das sessões é feita criteriosamente tendo em conta a idade das crianças às quais se destina.

Destinatários

O IndieJúnior é dirigido a todas as crianças e jovens dos 3 aos 15 anos com sessões organizadas em dois grupos – Famílias e Escolas – programadas para faixas etários segmentadas: +3 anos, +6 anos, +9 anos, +12 anos e +15 anos.

Famílias: as sessões famílias são realizadas especificamente durante os feriados e fins-de-semana e todas incluem apresentação. O seu principal objectivo é unir pais e filhos em torno de uma actividade comum que enriqueça ambas as partes e contribua para o aprofundamento dos laços afectivos. A programação é constituída pelas melhores curtas e longas metragens da competição IndieJúnior.

Escolas: o IndieJúnior dirigido às escolas é composto por várias sessões destinadas ao ensino pré-escolar, primeiro, segundo e terceiro ciclo.