IndiebyNight – Xita Records invade a Casa Independente com a ajuda de Duarte Coimbra

LINE-UP:
Lucía Vives e Tomás Varela (concerto) <pop. alternativa>
CAIXADURA (live) <electrónica>
Primeira Dama e Duarte Coimbra (dj set)
DJ Meias (dj set) + Performance de Guilherme Leal

Filme relacionado – Amor, Avenidas Novas, de Duarte Coimbra (Competição Nacional e Internacional)

A Xita Records surge em 2015 em Lisboa enquanto colectivo e editora com base nas relações de amizade dos jovens músicos que a formam. Desde a pop de Primeira Dama à gíria electrónica de Kerox ou o garage de Veenho e Ninaz, a Xita tem vindo a demonstrar o seu ecletismo e premissa comum: a “xitação” e entusiasmo efervescente.

Lado a lado com o IndieLisboa, numa edição em que os filmes Amor, Avenidas Novas (Duarte Coimbra) e Fogo de Artifício (Clara Jost) piscam o olho ao colectivo, a Xita traz uma noite especialmente centrada em novas apostas.

Para começar a noite, Tomás Varela traz as suas canções num “samba do Restelo” sobre o que a sua juventude acompanha de mais perto. De seguida, junta-se Lucía Vives e o seu bedroom pop ultradireto para cantarmos baixinho de mãos dadas.

A meio, CAIXADURA, a mais recente dupla electrónica da Xita, levam os PCs e sintetizadores até às casas de banho para, neste formato inédito, tornar impossível esquivar os ritmos e estar parado. Noite fora, Primeira Dama convida Duarte Coimbra, amigo de longa data e realizador de “Amor, Avenidas Novas”, para um DJset back2back, não em modo duelo de esgrima com canções, mas, sim, para festejar todo o back2back que aconteceu no seu último ano, na partilha enquanto amigos, na vivência da cidade de Lisboa e enquanto artistas. Por último, DJ Meias (Leonor Barroco e Tomás Queiroz), levam-nos para um sprint final; do funk ao techno, do pop 00’s às canções de samba e, especialmente, a tudo o que há de curativo nisso.

https://xitarecords.bandcamp.com/