Actividades IndieJúnior

Festa do Bairro IndieJúnior

Jardim do Edifício Sede da Caixa Geral de Depósitos 24 Abril, a partir das 15h00

15H00 – Sessão para Toda a Família, no Grande Auditório da Culturgest
16H00 – Inicio da festa no Jardim do Edifício Sede da CGD

Biblioteca Indie (BLx)
Anima-te a ti mesmo! … e à tua família (SE)
O Bairro Surrealista (MCB)
Histórias Naturais: o Museu no Indie! (MNHNC) Cinema do Bairro
17H30 – Actuação Lena d’Água
18H30 – Encerramento da festa

Biblioteca Indie

Bibliotecas de Lisboa
24 de Abril, 15h00, Jardim da Culturgest, Famílias com crianças a partir dos 6 anos (Festa do Bairro IndieJúnior) – Realização de leituras e oficinas de ilustração.
1 Maio, 11h00, Cinema Ideal – Apresentação da Biblioteca Indie com a colecção das Bibliotecas de Lisboa.

A Biblioteca Indie é uma mala que anda a vaguear por todo lado, carregada de livros e imagens. É uma biblioteca com pernas para andar dedicada exclusivamente às crianças e ao universo cinematográfico Indie. Junto dela podes ler histórias engraçadas, participar em oficinas de ilustração e criar a tua própria história gráfica. Esta actividade é promovida pelas BLX no âmbito do projecto Ler em Todo Lado e do Festival IndieJúnior com o objetivo de promover a colecção infantil das Bibliotecas de Lisboa.

Antevisão do IndieJúnior

Serviço Educativo da Culturgest
9 de Abril, das 15h00 às 17h00
Gratuito. Marcação prévia obrigatória.
Encontro exclusivo a professores.
Orientação Nuno Sena (director do IndieLisboa) e Mariana Caramujo (realizadora de Putos da Estrela)

Anima-te a ti mesmo! … e à tua família.

Oficina para Famílias, Serviço Educativo da Culturgest 23 Abril, 14h30—16h00, maiores de 7 anos
24 Abril, 16h—17h, todas as idades (ao ar livre)
30 de abril, 14h30—16h00, maiores de 3 anos

Vamos deitar-nos numa manta, relaxar e inventar atores animados. A nossa história é como um sonhar acordado que parte da imaginação para se lançar numa aventura a duas dimensões. Em família somos uma equipa de rodagem cheia de pinta, ideias e com muitas estrelas.

O nosso filme é como um grão

Oficinas Escolas, Serviço Educativo da Culturgest
22, 27, 29 Abril, 9h30—10h30, maiores de 3 anos.
26, 9h30 – 10h30; 29 Abril, 15h30—16h30, maiores de 6 anos.
Ou na escola, em horário a combinar.

Com pontos, riscos, manchas e movimentos, vamos fazer filmes onde os pixéis das imagens são pintados por grãos de areia. A areia está viva: arrastar, afastar, aproximar, cobrir, revelar e compor são algumas fases destes filmes só possíveis de fazer com muita animação.

O Bairro Surrealista

Museu da Colecção Berardo
24 Abril, 16h00, Jardim da Cultugest

Da ficção à vida real vivemos diferentes filmes compostos por muitos frames/momentos/imagens que constroem memórias e narrativas. Recorrendo a uma técnica usada pelos artistas surrealistas vamos pensar num storyboard como um cadavre exquis. Lançamos o desafio com personagens, locais e acções de um bairro. Cada participante, ao acaso, selecciona uma das “chaves” e através de desenho, pintura e colagem cria o seu frame para o filme que retratará a vida de bairro, numa perspectiva surreal.

Histórias Naturais: o Museu no Indie!

Museu Nacional de História Natural e da Ciência 24 Abril, 16h00, Jardim da Culturgest,maiores de 6 anos

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência está no Bairro IndieJúnior para o alegrar com fantoches de animais e plantas construídos a partir de materiais recolhidos no Jardim Botânico de Lisboa. Personagens para histórias de encantar, espantar e ensinar!

Actividades para profissionais da indústria cinematográfica – Industry days

Portugal Film – Lisbon Screenings

A Portugal Film – Agência Internacional de Cinema Português organizará de novo, durante o IndieLisboa, as Lisbon Screenings, uma actividade que pretende dar visibilidade ao cinema português, concentrando no mesmo lugar filmes, produtores, realizadores e decisores internacionais.

Empenhada na internacionalização do cinema português, a Portugal Film promove ao longo do ano diversas acções visando fazer chegar os filmes a entidades como distribuidores, festivais e redes de exibição locais que os mostrarão a um público internacional.

As Lisbon Screenings vão decorrer no Pequeno Auditório da Culturgest nos dias 25, 26 e 27 de Abril, e aproveitam o momento de celebração do cinema, em particular do cinema português, para apresentar uma selecção de novos filmes a compradores internacionais, distribuidores, directores e programadores de festivais, convidados exclusivamente para estas sessões.

Durante três dias, os profissionais da indústria cinematográfica estrangeira, convidados expressamente para esse efeito, poderão visionar filmes portugueses inéditos, de diferentes géneros (ficção, animação, documentário, experimental) e em diferentes estados de desenvolvimento (rodagem, montagem, pós-produção), seleccionados pelo seu potencial de internacionalização, para que se comece a desenhar para cada filme um percurso consistente desde o momento da sua finalização.

Este ano, a Portugal Film conta pela primeira vez com o apoio da Ginja de Óbidos – Vila das Rainhas e da Cerveja Artesanal Dois Corvos, que nos ajudarão a receber todos os convidados.

Mais informações sobre a Portugal Film – Agência Internacional de Cinema Português em www.portugalfilm.org